É o desporto do momento. Originário do México, nos anos 70, caracteriza-se por uma mistura de ténis e squash. Tem tido uma explosão de popularidade em diversas partes do globo, com destaque para Espanha e agora também Portugal.
O padel está na moda e tem crescido no país, sendo praticado inclusive por celebridades e desportistas como Cristiano Ronaldo. Aqueles que o praticam, recomendam-no pela facilidade e pelo convívio social que permite.
Recentemente, Portugal atingiu a sua melhor classificação de sempre no Campeonato do Mundo de Padel, com a equipa masculina a conquistar o bronze, após terminar a competição no terceiro lugar, e a equipa feminina a conquistar o 4.º lugar na classificação.
Nos últimos anos, estima-se que o número de praticantes da modalidade no nosso país ronde os 200 mil jogadores.
A proliferação de clubes e campos, bem como o interesse crescente em competições locais e internacionais, do qual são exemplo os clubes de padel da região de Santarém, têm cimentado a prática e desenvolvimento desta modalidade no país.
Mais do que um simples desporto, o padel é um estilo de vida, onde a parte social funciona como o “match point” que alia o desporto e a diversão, à rotina.
A região de Santarém não escapou ao fenómeno, contando com a presença de diversos clubes dedicados a esta modalidade.
O Correio do Ribatejo deslocou-se aos vários clubes de padel da região (Santarém e Almeirim), com o intuito de tentar compreender o fenómeno, os bastidores e os motivos dados por aqueles que praticam esta modalidade.
WOW Padel: “A parte social é essencial”
No Centro Nacional de Exposições (CNEMA), junto ao Santarém Retail Park, encontra-se o WOW Padel, projecto criado por Luís Cardoso, em 2021, e que, anteriormente, tinha as suas instalações na zona industrial de Santarém. A melhoria da oferta e das instalações foram os principais motivos que levaram à mudança.
“Os clubes muitas vezes estão fora dos centros urbanos, porque precisam de muito espaço e é difícil ter os campos no centro das cidades”, confessa.
Com vários anos de experiência no desporto, Luís Cardoso conta-nos como tem sido a evolução do padel nos últimos tempos: “Nota-se uma grande evolução, principalmente na questão da competição e das aulas. As pessoas procuram-nas cada vez mais para competir. Antigamente havia mais a questão social, não se falava tanto na competição. Acho que é uma evolução própria”, refere.
Para além da competitividade, o perfil dos jogadores e frequentadores do clube também têm mudado. Se inicialmente a maioria dos praticantes eram desportistas vindos do ténis e já com uma certa idade, actualmente são vários os praticantes oriundos de outras modalidades como o futebol ou o basquetebol, e de idades cada vez mais jovens.
“É um caminho que se está a fazer a nível nacional, que é colocar cada vez mais os jovens a jogar”, destaca Luís Cardoso que revela ainda um conjunto de medidas que pretende aplicar no seu clube, de forma a incentivar os mais jovens a praticar padel: “Vamos ter um preçário diferenciado para jovens até aos 16 anos. Eles pagam menos em horário off-peak, até às 18h00. É algo que estamos a trabalhar, nesse sentido, para cativar e trazer cada vez mais jovens ao desporto”, afirma.
Apesar da competitividade crescente sentida no clube, o responsável considera que o convívio continua a ser um factor que diferencia a modalidade dos restantes desportos.
“São quatro pessoas que jogam, no fim bebem uma cerveja, ficam a conversar. A parte social é essencial no padel”, defende Luís Cardoso que acrescenta ainda a rapidez e a praticidade da modalidade, como factores diferenciadores.
“O padel é facilmente adaptável às capacidades físicas de cada um. O jogo pode ser mais intenso ou menos intenso, de acordo com as capacidades físicas dos praticantes e, por isso, é que tens praticantes dos oito aos 80”, realça.
O WOW Padel, para além dos cinco campos dispersos pela ampla tenda branca, conta também com um bar e um ginásio, com o intuito de oferecer uma experiência social completa e que complemente a componente desportiva. Com as boas condições do espaço, a localização do clube, mais afastada do centro da cidade, pode fazer com que menos pessoas o frequentem, contudo, o gerente mostra-se optimista com o potencial da zona: “Vão haver pequenos investimentos que podem ser importantes. Seja o Hospital da Luz que vai nascer e começar a actividade no próximo ano, seja o Retail que agora se vai expandir”, adianta.
Contudo, não é só em investimentos exteriores que o clube deposita as suas esperanças para crescer. Com uma app criada [Academia WOW Padel], que permite fazer inscrições, reservar campos e interagir com os praticantes, e uma linha de roupa própria lançada, o clube aposta agora na contratação de um novo treinador, outrora pertencente ao clube onde Cristiano Ronaldo treina.
“Trouxemos para o nosso projecto um treinador muito qualificado, em termos de capacidade de treino, e que trabalhava no Racket Center de Lisboa”, anuncia.
A estratégia do WOW Padel consiste em melhorar a sua academia, sendo a realização de torneiros importante para tal objetivo.
“Começou-se, no ano passado, uma competição de jovens, que se chama Padel NextGen, que pretende trazer essa dinâmica da competição aos jovens. Começámos a trabalhar agora num circuito de jovens, em que num fim-de-semana os jogos decorrem nas Caldas, num outro em Leiria, ou em Santarém e os jovens vão convivendo, praticando e competindo”, explica Luís Cardoso que menciona ainda a realização de torneios internos e torneios com ‘prize money’, organizados pelo clube, mas cujas datas ainda não divulga.
WOW Padel
- Ano de Fundação: Janeiro de 2021.
- Nº de Campos: 5.
- Nº de Treinadores: 3.
- Nº de Alunos: 100.
- Horários: 7h30 – 0h00.
- Instalações: bar com esplanada, ginásio, balneários, campos de padel.
10Por20: “Isto junta pessoas de todas as idades e é fantástico ver isso”
Localizado na zona de S. Domingos, junto ao Hospital Distrital de Santarém, o 10Por20 abriu portas em Março deste ano e desde então tem crescido e sido procurado por entusiastas e atletas.
“Era um objetivo, mas nunca pensámos que durante três ou quatro meses conseguíamos logo chamar a atenção”, confessa Francisco Calheiros, um dos fundadores do clube.
A ideia de criar o 10Por20 surgiu há dois anos e partiu do gosto de Francisco e dos seus sócios em jogar padel, gosto esse que rapidamente se transformou numa oportunidade de negócio.
“Achámos que havia uma lacuna muito grande aqui em Santarém. A oferta era pouca em termos de número de campos, bem como todo o enquadramento e oferta geral. Achámos que havia espaço para um clube com dimensão, para poder promover a parte das aulas, do convívio, da parte social”, conta.
O clube é constituído por um bar, um restaurante, um ginásio e 10 campos de padel, o que permite oferecer ao público uma diversidade de serviços.
“Gostaríamos de fazer uma oferta de serviços completa. Acabar por ter integrado a parte de ginásio, a parte do padel, a parte de aulas e um dia termos um pacote que possamos oferecer”, revela Francisco Calheiros.
Questionado sobre a crescente popularização do desporto em Portugal, o responsável pelo clube considera que se deve, sobretudo, à parte social e à facilidade em praticá-lo.
“Quem experimenta, depois tem acesso a essa componente, que não é só o desporto, é a parte social também e porque é fácil começar a praticar.
É difícil evoluir, mas é fácil começar a praticar. Acho que é isso que nos une a todos”, refere Francisco Calheiros que considera ainda ser fácil conciliar a rotina com a prática do padel.
“Conseguimos, cada um com as suas vidas, encontrar aqui um buraquinho e depois é esta vantagem que outros desportos não têm, que é estar aberto o dia inteiro, em que nós podemos escolher o horário que nos dá jeito”, salienta.
As presentes vantagens da modalidade permitem, na óptica de Francisco Calheiros, unir também a própria comunidade e criar oportunidades do ponto de vista empresarial. “Tivemos um senhor, com quase 90 anos, a fazer um torneio aqui connosco e com o neto a participar com ele. Isto é maravilhoso e tem esta componente de ligar pessoas. Do ponto vista empresarial também é super importante, porque há pessoas que se conhecem aqui a jogar padel”, sublinha.
Sobre o futuro do desporto, o fundador acredita que é uma questão de tempo até que o padel seja considerado uma modalidade olímpica. Relativamente a Portugal, considera que o futuro “vai ser brilhante”.
“Em Portugal, começámos mais tarde, começámos com um escalão de idade mais sénior e tudo muito vindo da parte do ténis e agora com aquilo que estamos a fazer, que é preparar estes jovens, eu acho que daqui a uns anos Portugal vai explodir e vai conseguir competir ao nível de Espanha, Itália e outros países”, assegura.
O clube conta com a presença de 40 jovens, que são importantes para o desenvolvimento da academia do clube e um dos pilares do projecto.
A realização de torneios são uma das actividades que o clube pretende desenvolver no futuro imediato, com destaque para o torneio social – a Carlsberg Cup -, que vai realizar-se nos dias 26 a 28 de Setembro próximo e cujas inscrições decorrem até ao dia 17 de Setembro.
Para além disso, o clube também tem em vista a realização de um torneio com um ‘prize money’, com o intuito de atrair atletas de alto nível.
“Queremos ter muitos mais torneios para o ano que vem. Queremos trazer aqui, ao nosso clube, provas internacionais e isso só nos é permitido fazendo essa calendarização agora, durante este ano, para começarmos no ano que vem”, ambiciona Francisco Calheiros.
10Por20
- Ano de Fundação: Março de 2025
- Nº de Campos: 10
- Nº de Treinadores: 5
- Nº de Alunos: 150
- Horários: 7h00 – 0h00
- Instalações: bar com esplanada, restaurante, ginásio, balneários, campos de padel.
AlmeirINN Padel: “Tanto no nosso clube como na região vemos um aumento do número de praticantes”
Também para César Ribeiro, um dos sócios fundadores do AlmeirINN Padel, a organização de torneios, nomeadamente os federados, são umas das principais actividades desenvolvidas pelo clube.
“Este ano temos um desafio acrescido pois vamos organizar um torneio de maiores dimensões, permitindo-nos receber, não só os melhores do ranking nacional, como também com excelentes jogadores internacionais”, conta.
O FIP Bronze irá realizar-se entre os dias 29 de Setembro e 5 de Outubro, com prémios monetários no valor total de 10.000 euros, distribuídos pelas respectivas categorias nacionais. Uma aposta que tem sido organizada pelo clube desde 2023.
“A competição federada já é uma realidade e é um motivo de orgulho para nós. Temos jogadores inscritos na Federação Portuguesa de Padel e participamos em competições oficiais, o que demonstra a evolução do clube e o compromisso com a modalidade”, destaca César Ribeiro.
Com a presença de sete equipas na fase regional, tanto femininas como masculinas, que vão desde o nível seis ao nível quatro, o clube tem obtido resultados favoráveis na liga de clubes da Região Centro e procura agora o apuramento para os campeonatos nacionais.
“Estas equipas refletem o nosso investimento na formação e no acompanhamento técnico para que os nossos atletas possam competir ao mais alto nível”, afirma.
Localizado na zona industrial de Almeirim, o clube foi fundado em 2021, por César Ribeiro, juntamente com o seu sócio, João Nuno Santos. Desde então, o AlmeirINN Padel tem crescido em número de praticantes, de ano para ano: “Tanto no nosso clube como na região vemos um aumento do número de praticantes, uma constante melhoria do nível de jogo com mais técnica e intensidade.
Programas como o desporto escolar e a envolvência do agrupamento de escolas têm dado a conhecer a modalidade a muitos jovens, garantindo um crescimento a longo prazo da modalidade”, menciona.
O foco no futuro do clube e da própria modalidade passa, precisamente, pela captação de mais jovens.
A aposta em aulas dirigidas a crianças e adolescentes, bem como a criação de programas que envolvem as escolas da região, são algumas das medidas que César Ribeiro pretende implementar no AlmeirINN Padel.
A aposta na formação contínua dos seus treinadores é também outra das prioridades do clube, com o objectivo de consolidar a modalidade e ultrapassar os inúmeros desafios.
“Desde 2024, nosso clube passou a ter o selo da Academia de Padel Pedro Franchi, seguindo a metodologia de um dos treinadores mais experientes e conceituados do país. Acreditamos que apenas desta forma será possível ter atletas mais competitivos, com um melhor nível de jogo e cada vez com melhores resultados”, aponta.
Contudo, o crescimento e os vários projectos delineados pelo clube não seriam possíveis sem a ascensão e popularidade da modalidade, para além da parte social e da facilidade em praticá-la, César Ribeiro destaca também vários factores físicos e psicológicos que o desporto promove. “Psicologicamente, ajuda a reduzir o stress, melhora o humor e a auto-estima, graças à combinação de exercício físico com diversão. É também uma excelente forma de manter a mente activa, porque exige estratégia e tomadas de decisão rápidas”, evidencia.
AmeirINN Padel
- Ano de Fundação: Abril de 2021
- Nº de Campos: 7
- Nº de Alunos: 100
- Nº de Treinadores: 2
- Horários: 9h00 – 0h00
- Instalações: bar com esplanada, loja, balneários, campos de padel
Ricardo Pereira