O bispo de Santarém presidiu no passado domingo, 18 de Julho, à ordenação sacerdotal de Bruno Duarte Filipe, na igreja de Santa Clara, em Santarém.
Nesta quarta-feira, 20 de Julho, a Diocese de Santarém emitiu o decreto de nomeação do padre Bruno Duarte Filipe. O sacerdote foi nomeado pároco das paróquias de Fazendas de Almeirim (São José) e da Raposa (Santo António), da Vigararia de Almeirim, ficando ainda com o cargo de Assistente-Adjunto da Junta Regional de Santarém do Corpo Nacional de Escutas.
Na cerimónia de ordenação, o responsável máximo da diocese de Santarém, desafiou o novo padre a uma atenção especial às famílias e aos mais pobres.
“Com a intercessão de São José e da Virgem Maria, Deus te conceda a unção espiritual necessária para seres um padre realizado na santidade e bondade de Deus, feliz e bem humorado junto das pessoas nas comunidades que te esperam, não descuidando a atenção às famílias, aos jovens, aos doentes e aos mais pobres”, referiu D. José Traquina na homilia da celebração, com transmissão online.
O responsável católico destacou o facto desta ordenação acontecer no ano de São José, desejando que o santo seja uma referência para o exercício do ministério sacerdotal.
“Ser trabalhador, obediente e atento às surpresas de Deus; acolhedor e nobre de coração; ser corajoso, forte para agir com prontidão e cultivar uma profunda vida espiritual com o Menino, Filho de Deus, e Maria, sua Mãe. Tudo isto, sem ser o centro das atenções, mas centrado na missão que lhe foi confiada. Sugiro, portanto, que São José e a Carta Apostólica Patris Corde, do Papa Francisco, sejam para ti uma referência”, precisou.
O bispo de Santarém deixou votos de que Bruno Duarte Filipe seja “um padre realizado”, com uma presença feliz e bem-humorada junto das comunidades católicas.
Segundo D. José Traquina, cada sacerdote é chamado a “estar e ser” com Jesus, servindo-o junto das pessoas, numa fidelidade afetuosa” e como alguém que “ajuda a ver Deus”.No final da Missa, o bispo de Santarém felicitou a família do novo sacerdote e a diocese, neste dia de festa.
“Precisamos de que o Senhor conceda mais trabalhadores à sua ceara”, concluiu.