O partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza (PAN) de Santarém propôs, em reunião com membros do Executivo, a construção de uma rede de pombais contraceptivos, para reduzir a sobrepopulação de pombos na cidade.

A proposta do PAN surge na sequência da deliberação, por parte da Câmara Municipal de Santarém, no dia 9 de Novembro, de solicitar que à Assembleia Municipal que declare como praga urbana os pombos da área urbana da União de Freguesias da Cidade de Santarém, algo que o partido não concorda.

Segundo o PAN, o pombal contraceptivo é “uma estrutura na qual é possível realizar um controlo eficaz, sustentável e económico da população de pombos citadinos, substituindo os métodos habituais de abate e de afugentamento por falcões por uma alternativa ética e não letal, que respeita 100% as necessidades etológicas das aves sendo, de resto, já usado há largos anos com sucesso em outras cidades europeias”.

“Este é um método que consiste em incentivar as aves a nidificarem em locais específicos, proporcionando-lhes para o efeito abrigo, alimento e água. Uma vez aí estabelecidos os pombos irão passar a maioria do seu tempo dentro da estrutura (pombal), estabelecendo aí os seus ninhos. Posteriormente, equipas responsáveis limpam e cuidam do espaço e retiram os ovos substituindo-os por outros – de gesso ou plástico –, prevenindo o nascimento de novos espécimes de forma descontrolada”, refere um comunicado do partido.

“O método representa uma vantagem a nível de custos, de logística, de enquadramento paisagístico e de higiene, uma vez que, concentrados no pombal para nidificar e comer, as aves não mais irão mais procurar parapeitos ou telhados de casas e monumentos para o fazerem, salvaguardando a preservação do património histórico da cidade”, pode ler-se.

“O pombo-citadino é uma ave que se desenvolveu a partir da domesticação de pombos selvagens, ocorrida há milhares de anos, e coabita as cidades com os humanos desde sempre, pelo que esta alternativa passa pelo reconhecimento dos pombos como animais sencientes e comunitários, naturais das nossas cidades e parte da paisagem urbana, devendo os métodos empregues de controlo da sua natalidade merecer o maior respeito para com o bem-estar animal”, conclui a mesma nota.

Leia também...

Homem de 40 anos detido por furto em residência

A Guarda Nacional Republicana deteve na quarta-feira, 20 de Maio, um homem…

Municípios com actividade taurina reclamam IVA reduzido nas touradas

Os municípios com actividade taurina querem que a alteração da aplicação da…

1.º Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo já tem vencedores

Já são conhecidos os vencedores da primeira edição do ‘Concurso de Fotografia…

Parlamento evoca “activismo político” de António Fonseca Ferreira

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte…