Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

 O Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros vai  a integrar a Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural, uma iniciativa que visa promover o envolvimento e a capacitação de mulheres em territórios rurais.

O projeto, desenvolvido em parceria com a ADIRN (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte), foi apresentado hoje no auditório Municipal de Alcanena, no distrito de Santarém, pela sua coordenadora, que destacou o papel estratégico das mulheres no desenvolvimento económico e ambiental nas regiões com baixa densidade populacional.

“No fundo, queremos mobilizar o papel das mulheres na sustentabilidade, na natureza e na biodiversidade. Nesse sentido desenhei este projeto para estimular o aparecimento de projetos de empreendedorismo e de iniciativas desenvolvidas por mulheres nos territórios do interior e com baixa densidade populacional”, afirmou Susana Vale, presidente da Business as Nature.

Segundo a responsável, a rede combina sua paixão pessoal pela natureza com a sua vontade de promover o empoderamento feminino nas áreas rurais.

“Aquilo que me motivou foi quilo que é a minha paixão desde de miúda pela natureza e mobilizar o papel das mulheres de uma forma ativa e contribuir para o empoderamento feminino nestas áreas”, explicou. 

O projeto do Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros, situada entre os concelhos de Leiria, Rio Maior, Torres Novas e Tomar, inclui um plano de capacitação com três workshops, nos quais as participantes irão desenvolver projetos ou ideias de negócio para implementar no território.

O programa inclui também formações online através da plataforma NOW, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com 32 horas de formação entre março e junho deste ano.

Segundo a responsável, a meta é formar 20 “guardiãs” com a expectativa de que metade dos projetos concebidos – desde produção agroalimentar (queijos, pães, compotas) a iniciativas culturais, turismo de natureza e educação ambiental – sejam implementados na região.

“São projetos agrícolas, do setor primário e de transformação de produtos agrícolas, seja a produção de pão, queijo, compotas, e outro tipo de produtos da fileira agroalimentar. Mas também existem projetos ligados às tradições, à música, à parte etnográfica e cultural do território, mas também projetos de turismo de natureza. São projetos que promovem o conhecimento do território numa perspetiva da conservação e do conhecimento científico”, explicou.

A dirigente adiantou ainda que numa fase posterior, os projetos vão ser apresentados a potenciais financiadores ou parceiros, com o objetivo de os implementar na região.

“Estamos a contar com cerca de 20 guardiãs que consigam ter 20 projetos e que depois desses 20, metade possam efetivamente ter condições de serem implementados neste território, o que será, para um território com esta dimensão, bastante significativo ter 10 iniciativas desenvolvidas por mulheres”, referiu.

A Rede de Guardiãs da Natureza e Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural iniciou-se em 2023 no Parque Natural do Litoral Norte, Parque Natural de Montesinho, Parque Natural da Serra da Estrela, Reserva Natural das Dunas de São Jacinto/Reserva Natural do Paul da Arzila, Parque Natural do Vale do Guadiana e Parque Natural da Ria Formosa.

Numa segunda fase, que arrancou no final de 2024, vai abranger mais seis novas áreas: estuário do Tejo, Douro Internacional, serras da Lousã e Açor, serra de Aire e Candeeiros, Parque Nacional Peneda Gerês e Tejo Internacional.

Leia também...

Jovem de 27 anos detido por tráfico de droga

Um homem, de 27 anos de idade, foi detido pela GNR por…

Santarém celebra Gastronomia com estrelas Michelin

  A 38ª edição mais antigo festival gastronómico de Portugal foi hoje…
Foto Ilustrativa

ANA entrega relatório inicial ao Governo para arranque formal das negociações

A ANA – Aeroportos de Portugal entrega hoje ao Governo o relatório…

‘Tejo a Copo’ põe à prova vinhos de 26 produtores

Depois de um ano de interregno forçado pela pandemia, o evento vínico…