No âmbito da iniciativa Quase um Mapa, Paul Hardman regressou, no dia 14 de Março, a Santarém para falar com alunos do curso de Produção Multimédia para a Educação, no âmbito da disciplina de Design de Comunicação, do seu percurso profissional, mostrar um pouco do seu trabalho de design gráfico, desde a criação de identidade visual, à ilustração de livros até ao “Quase um Mapa”.

Aludindo ao que tem sido abordado em sala de aula, João Costa, aluno do 1.º ano do curso de Produção Multimédia para a Educação, referiu que «muitas vezes, damos pouco valor ao trabalho (gráfico) manual e o Paul dá bons exemplos de como o trabalho manual pode funcionar muito bem, fugindo ao trabalho vectorial.

É interessante ver o design sem o preciosismo do digital e permitir as imperfeições e os “erros” do manual sejam assumidos.»Paul mostrou algumas das ideias que já desenvolveu para o “Quase um Mapa” de Santarém e de parte dos materiais que reuniu para o desenvolver aquando das suas deslocações anteriores a Santarém.

Partindo deste princípio, lançou o desafio à sua audiência para, da sua cadeira, se reportarem a Santarém e transporem para uma folha de papel o seu mapa da cidade.Não sendo a maioria de Santarém, na generalidade, cada um dos alunos identificou a cidade por pontos de referência. Locais por onde passam no seu percurso diário. A interpretação da Cidade foi um pouco simplificada mas a ideia ficou lá bem como a intenção de ser dada continuidade a este tipo de trabalho em contexto escolar.

Leia também...

Temperaturas máximas descem a partir desta quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para os…

Centro Hospitalar do Médio Tejo recebe Medalha de Mérito Municipal de Abrantes

A Câmara de Abrantes aprovou por unanimidade a proposta de atribuição de…

União de Santarém e CD Fátima caem na 4ª jornada do Campeonato de Portugal

A União de Santarém e o CD Fátima conheceram pela primeira vez…

Município da Chamusca renova apoio às IPSS no combate à pandemia

O Município da Chamusca reforçou e renovou os protocolos com as Instituições…