Sítio Medieval recria acampamento de D. Afonso Henriques em Pernes (C/VÍDEO)

O Sítio Medieval é um projecto de recriação histórica localizado em Pernes, que foi inaugurado na sexta-feira, dia 15 de Março. O projecto da Associação Pernes Medieval é o primeiro recinto privado, em Portugal, dedicado exclusivamente ao período Medieval.

No evento inaugural, que se realiza entre os dias 15 e 17 de Março, é recriado o acampamento de D. Afonso Henriques, em Pernes, quando em 1147 anunciou aos seus cavaleiros que iria fazer a tomada do Castelo de Santarém, que veio a acontecer com tremendo sucesso, aproveitando a data para evocar os 872 anos da conquista de Santarém, com a relevância que tem para Portugal, Santarém e Pernes em particular.

O evento conta com a presença de figurinos trajados à época, exibição de armas e um almoço medieval.

Segundo João Duarte, da organização, o objectivo desta recriação é levar as pessoas a viajar no tempo.

A Associação e o projecto querem colocar Pernes no mapa e o dia 15 de Março no calendário, data que tem vindo a ser esquecida ao longo do tempo. A organização quer comemorar todos os anos a data dando-lhe a maior relevância possível.

Em termos económicos é também uma vantagem para a Vila de Pernes que pode ter neste evento uma melhoria no tecido social e económico.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS