O PCP questionou o Governo sobre as descargas de óleos na ribeira da Herdade do Salgueiral, na freguesia da Raposa, Almeirim, que provocam “cheiros nauseabundos” e receios de impactos na qualidade da água, na agricultura e na pecuária.

Num requerimento entregue no parlamento, dirigido aos ministros da Administração Interna e do Ambiente e Acção Climática, o Partido Comunista Português pergunta que medidas foram tomadas para resolver um problema que os moradores do Monte da Vinha vivem “há anos” e que são atribuídos ao mesmo grupo empresarial que foi forçado a encerrar uma unidade em Torres Novas, também por problemas ambientais.

Em particular, o partido quer saber se a situação está a ser fiscalizada e monitorizada pelas autoridades competentes e que medidas estão a ser tomadas para impedir que se voltem a repetir descargas poluentes, na Herdade do Salgueiral ou noutros locais onde a empresa responsável opere.

Pergunta, ainda, se a qualidade da água no local está a ser controlada e se apresenta condições para o seu uso para consumo, actividades de agricultura e de pecuária e se existem apoios disponíveis para os que foram afectados pela situação.

Leia também...

Faleceu Alfredo Orvalho, figura maior do sector agrícola da região

Alfredo Augusto Maia Alves Orvalho, Fundador e Ex-Presidente da AGROMAIS e da AGROTEJO, faleceu ontem. Natural e residente no Pinheiro Grande, concelho da Chamusca,…

União de Freguesias da Cidade de Santarém celebra Dia da Criança com o Sapo King e a Crew

A União de Freguesias da Cidade de Santarém vai celebrar o Dia Mundial da Criança no sábado, dia 01 de Junho, proporcionando às crianças…

Traficante reincidente detido pela PSP com 100 doses de droga

Tinha sido condenado no final do ano de 2021 a quatro anos de pena suspensa pelo mesmo crime.

Alunos da Escola Dr. Ruy d’ Andrade promovem Marcha sobre o clima

Os alunos do 3º ciclo da Escola Dr. Ruy d’Andrade, do Entroncamento, acompanhados pelos respetivos professores realizaram, no dia 30 de Maio, uma marcha…