O PCP questionou o Governo sobre as descargas de óleos na ribeira da Herdade do Salgueiral, na freguesia da Raposa, Almeirim, que provocam “cheiros nauseabundos” e receios de impactos na qualidade da água, na agricultura e na pecuária.

Num requerimento entregue no parlamento, dirigido aos ministros da Administração Interna e do Ambiente e Acção Climática, o Partido Comunista Português pergunta que medidas foram tomadas para resolver um problema que os moradores do Monte da Vinha vivem “há anos” e que são atribuídos ao mesmo grupo empresarial que foi forçado a encerrar uma unidade em Torres Novas, também por problemas ambientais.

Em particular, o partido quer saber se a situação está a ser fiscalizada e monitorizada pelas autoridades competentes e que medidas estão a ser tomadas para impedir que se voltem a repetir descargas poluentes, na Herdade do Salgueiral ou noutros locais onde a empresa responsável opere.

Pergunta, ainda, se a qualidade da água no local está a ser controlada e se apresenta condições para o seu uso para consumo, actividades de agricultura e de pecuária e se existem apoios disponíveis para os que foram afectados pela situação.

Leia também...

Inscrições abertas para prova de Triatlo em Coruche

A zona ribeirinha da vila de Coruche vai receber a 25 de Junho centenas de atletas para o Triatlo de Coruche e as inscrições…

ULS Médio Tejo apela à dádiva benévola de sangue pelos mais jovens

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) lança um apelo a uma maior mobilização dos mais jovens para dádiva benévola…

Homem dado como desaparecido resgatado com vida pela GNR

A Guarda Nacional Republicana resgatou com vida um homem de 63 anos que tinha sido dado como desaparecido de um lar de idosos na…

VÍDEO | FestaAzul angaria mais de 18 mil euros para o projecto JUNTOS

É o sétimo ano consecutivo (desde 2013) que um grupo de amigas se junta para organizar a FestAzul. As ‘Asas Pela Vida’, nome que…