O PCP questionou o Governo sobre as descargas de óleos na ribeira da Herdade do Salgueiral, na freguesia da Raposa, Almeirim, que provocam “cheiros nauseabundos” e receios de impactos na qualidade da água, na agricultura e na pecuária.

Num requerimento entregue no parlamento, dirigido aos ministros da Administração Interna e do Ambiente e Acção Climática, o Partido Comunista Português pergunta que medidas foram tomadas para resolver um problema que os moradores do Monte da Vinha vivem “há anos” e que são atribuídos ao mesmo grupo empresarial que foi forçado a encerrar uma unidade em Torres Novas, também por problemas ambientais.

Em particular, o partido quer saber se a situação está a ser fiscalizada e monitorizada pelas autoridades competentes e que medidas estão a ser tomadas para impedir que se voltem a repetir descargas poluentes, na Herdade do Salgueiral ou noutros locais onde a empresa responsável opere.

Pergunta, ainda, se a qualidade da água no local está a ser controlada e se apresenta condições para o seu uso para consumo, actividades de agricultura e de pecuária e se existem apoios disponíveis para os que foram afectados pela situação.

Leia também...

Dia Mundial da Dança assinalado em Torres Novas

O Museu Municipal Carlos Reis vai comemorar o Dia Mundial da Dança, no dia 29 de Abril a partir das 16 horas, com o…

Sector da água deve ter investimento de 5.500 M€ até 2030

O setor da água deverá ter até 2030 um investimento de 5.500 milhões de euros, metade para reabilitar infraestruturas, prevê o Plano Estratégico para…

Dispositivo em Santarém mantém estrutura operacional para fase mais crítica de incêndios

O dispositivo de combate a incêndios no distrito de Santarém para a fase mais crítica “é muito semelhante ao de 2020”, contando com 801…

Homens detidos em Coruche por produção de canábis começaram a ser julgados

Detidos em Março de 2021.