O PCP questionou o Governo sobre as descargas de óleos na ribeira da Herdade do Salgueiral, na freguesia da Raposa, Almeirim, que provocam “cheiros nauseabundos” e receios de impactos na qualidade da água, na agricultura e na pecuária.

Num requerimento entregue no parlamento, dirigido aos ministros da Administração Interna e do Ambiente e Acção Climática, o Partido Comunista Português pergunta que medidas foram tomadas para resolver um problema que os moradores do Monte da Vinha vivem “há anos” e que são atribuídos ao mesmo grupo empresarial que foi forçado a encerrar uma unidade em Torres Novas, também por problemas ambientais.

Em particular, o partido quer saber se a situação está a ser fiscalizada e monitorizada pelas autoridades competentes e que medidas estão a ser tomadas para impedir que se voltem a repetir descargas poluentes, na Herdade do Salgueiral ou noutros locais onde a empresa responsável opere.

Pergunta, ainda, se a qualidade da água no local está a ser controlada e se apresenta condições para o seu uso para consumo, actividades de agricultura e de pecuária e se existem apoios disponíveis para os que foram afectados pela situação.

Leia também...

Inês Henriques despede-se do atletismo de alta competição

A atleta Inês Henriques despediu-se do atletismo de alta competição, num momento emotivo e rodeada pelos seus. O local escolhido pela atleta foi a…

Cartaxo avança com modernização da Escola D. Sancho I

As obras de modernização da Escola Básica D. Sancho I, no Cartaxo, vão começar em março e devem estar concluídas em julho de 2026,…

Antigo edifício da Jotavinal sofre derrocada e obriga ao corte de estrada

A queda da cobertura e parte da fachada do antigo edifício da Jotavinal, localizado no Centro Histórico, em Santarém, obrigou ao corte da circulação…

Imóvel na Av. 5 Outubro doado à Câmara de Santarém para espaço cultural

O Município de Santarém deliberou ontem, em reunião de Câmara, a aceitação da doação de imóveis da parte de Maria de Lurdes Dias D’…