O PCP questionou o Governo sobre as descargas de óleos na ribeira da Herdade do Salgueiral, na freguesia da Raposa, Almeirim, que provocam “cheiros nauseabundos” e receios de impactos na qualidade da água, na agricultura e na pecuária.

Num requerimento entregue no parlamento, dirigido aos ministros da Administração Interna e do Ambiente e Acção Climática, o Partido Comunista Português pergunta que medidas foram tomadas para resolver um problema que os moradores do Monte da Vinha vivem “há anos” e que são atribuídos ao mesmo grupo empresarial que foi forçado a encerrar uma unidade em Torres Novas, também por problemas ambientais.

Em particular, o partido quer saber se a situação está a ser fiscalizada e monitorizada pelas autoridades competentes e que medidas estão a ser tomadas para impedir que se voltem a repetir descargas poluentes, na Herdade do Salgueiral ou noutros locais onde a empresa responsável opere.

Pergunta, ainda, se a qualidade da água no local está a ser controlada e se apresenta condições para o seu uso para consumo, actividades de agricultura e de pecuária e se existem apoios disponíveis para os que foram afectados pela situação.

Leia também...

Tomar teve um aumento de dormidas de turistas superior a 8% em 2023

Foi apresentado na reunião de Câmara desta segunda-feira o balanço da actividade turística no concelho de Tomar em 2023, com base na recolha de…

Praia Fluvial do Sorraia distinguida com o prémio Praia Fluvial Revelação

Inaugurada a 9 de julho de 2021, a Praia Fluvial do Sorraia foi distinguida na passada sexta-feira, 25 de Agosto de 2023, com o…

Santarém recebe Reunião
Regional da AMPV

O Auditório da Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil, acolheu na tarde do dia 14 de Abril, a reunião da Região Regional, promovida pela…

X Edição do Festival de Doçaria e Artesanato de regresso a Abrantes

A décima edição do Festival de Doçaria e Artesanato vai realizar-se, de 14 a 16 de Julho, na freguesia de Fontes, em Abrantes. O…