O deputado António Filipe, Grupo Parlamentar do PCP, questionou o governo sobre a poluição da bacia do Alviela, que para além das consequências ambientais provocam cheiros nauseabundos, pondo em causa a qualidade de vida da população da vila de Pernes.

“Esta é uma matéria que provocou já manifestações de protesto daquela população, diligências que contam sempre com a resposta de que não há indícios de infracções, persistindo no entanto, de forma recorrente, o problema”, refere uma nota do partido.

Na reposta, o Governo garante que efectuada uma “vistoria às instalações das suiniculturas situadas em Vale Torno e Herdade da Anaia, em Pernes, pertencentes à empresa Suipec – Agropecuária, Lda., onde participaram, além da DRAPLVT, a GNR/SEPNA, DGAV e Autoridade Regional de Saúde”, acrescentando que foram realizadas “duas reuniões com a Câmara Municipal de Santarém e particulares, no passado mês de Novembro no sentido de encetar medidas que possam mitigar o incómodo causado às populações da freguesia”.

O executivo adianta também que foi “acordada a realização de nova visita com as diversas entidades com intervenção no licenciamento das explorações e a interpelação da empresa responsável para, evocando o dano causado a terceiros por via dos odores produzidos e os princípios da responsabilidade social, encontrar soluções técnicas que os mitiguem”.

“Qualquer irregularidade identificada por qualquer das entidades, nos diversos âmbitos, será sempre objeto de resolução pelo processo legal adequado”, conclui o documento do Governo.

Para o PCP, as diligências efectuadas não chegam e sublinha que “é imprescindível que se tomem todas as medidas necessárias à efectiva fiscalização das causas destas agressões ambientais”.

O partido reafirma que “continuará a intervir neste sentido, apelando a que a população
continue o protesto e a luta pela melhoria das suas condições de vida”.

Leia também...

“O ambiente deve estar no centro da recuperação económica”

João Pedro Soeiro de Matos Fernandes conhece bem os contornos de Portugal e tomou como sua a missão de traçar-lhe um futuro mais sustentável.…

Autarcas de Tomar e Ourém saúdam anúncio de investimento e criticam APA no processo do Nabão

Os presidentes das câmaras de Tomar e Ourém saudaram hoje o anúncio de um investimento de 21 milhões de euros para resolver a poluição…

“As pessoas têm que perceber que o tratamento dos resíduos tem um custo”

É no Eco Parque do Relvão que, desde 1996, são recepcionadas e tratadas as cerca de 90 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, produzidos…

PSD acusa Governo de “embuste” na limpeza do Sorraia mas APA assegura que trabalhos continuam

O PSD acusou esta sexta-feira, 4 de Outubro, o Governo de “embuste” na operação de limpeza da praga de jacintos no rio Sorraia, mas…