Pedro Mendonça, 46 anos, natural do Cartaxo, é o rosto do Livre por Santarém às legislativas. O candidato, que se assume como “republicano, laico, europeísta e ecologista” foi autarca na Assembleia Municipal do Cartaxo pelo Bloco de Esquerda no mandato de 2009 a 2013 e, na sua juventude, chegou a militar na Juventude Social-Democrata (JSD) por “influências familiares”.

Do seu curriculum profissional, constam passagens pelo Teatro da Trindade, exerceu funções como director artístico do Centro Cultural do Cartaxo, assessor do director do Teatro Nacional D. Maria II.
Pedro Mendonça fez ainda assessoria de imprensa ao Ministro da Cultura do XIV Governo e coordenou a comunicação da Fundação INATEL, onde também trabalhou em Turismo. Actualmente, coordena a área da Cultura do INATEL no distrito de Santarém.

Entre as ideias defendidas por Pedro Mendonça está a criação de passes ou outro sistema de pagamento nos transportes ferroviários e rodoviários que permitam a mobilidade a preços sustentáveis para quem é obrigado a deslocar-se diariamente.

Considera também prioritário encontrar-se soluções para resolver os problemas da falta de profissionais de saúde, referindo que, no distrito, “cerca de metade dos doentes referenciados morre sem acesso a cuidados paliativos devido à falta de equipas”. Pedro Mendonça garante ainda que se for eleito terá telemóvel e correio electrónico publicitados e disponíveis e enviará correio electrónico semanal para quem se quiser inscrever para o receber, dando conta do trabalho semanal no Parlamento, entre outras medidas de proximidade junto do eleitorado.

Segundo um comunicado do LIVRE, em segundo lugar nas eleições primárias ficou Rute Serôdio, natural de Albufeira e trabalhadora em Santarém há 25 anos.

O historiador, antigo Eurodeputado Rui Tavares e fundador do partido será o último candidato na lista por Santarém, “marcando simbolicamente a sua relação profunda à região onde cresceu”, acrescenta o mesmo documento.

Leia também...

Salvador, Bebé do Ano em Santarém, recebe cheque-prenda do Correio do Ribatejo/Sonae

Salvador da Silva Carlota foi o primeiro bebé a nascer no dia…

GNR de Torres Novas denuncia falta de material ao Comando Territorial de Santarém

O comandante do Posto Territorial de Torres Novas denunciou a falta de…

Autarcas de Constância pedem reversão dos CTT para a esfera pública

A Assembleia Municipal de Constância aprovou por unanimidade uma moção na qual…

Destaques da edição de Sexta-feira, 20 de Julho do Correio do Ribatejo

Já nas bancas, a edição de 20 de Julho do Jornal Correio…