O coordenador da comissão que estudou os abusos sexuais de crianças na Igreja destacou hoje, após ter entregado a lista de alegados abusadores em institutos religiosos, a “enorme disponibilidade” destas instituições para “construir o futuro de uma maneira diferente”.

“[Senti] muitíssima abertura, mais até do que a questão nominal em si, porque também sabemos que algumas destas pessoas já estão falecidas – claro que outras também estão no activo. Mas [senti] sobretudo uma enorme disponibilidade para, perante erros do passado, construir o futuro de uma maneira diferente”, afirmou aos jornalistas Pedro Strecht.

O pedopsiquiatra falava em Fátima, onde hoje esteve na assembleia geral da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) que termina na sexta-feira.

Questionado sobre o número de pessoas visadas e em quantos institutos religiosos, Pedro Strecht remeteu esclarecimentos para estas entidades.

“Depois perceberão pelos institutos. Cada um fará a sua comunicação, como é óbvio. Não quero estar a interferir nessa parte”, adiantou, destacando que a comissão foi também falar, a propósito de abusos sexuais, de “prevenção e de formas de atuação, tanto agora, já, no presente, em relação àqueles que foram vítimas no passado, mas, sobretudo, numa melhor construção do futuro”.

O coordenador reiterou que cada instituto – e se calhar até a própria CIRP – “poderá e deverá (…) dar essa informação mais em concreto”.

Leia também...

Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes assinala Centenário

No passado dia 26 de Maio, o Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes comemorou o seu 100º Aniversário, relativo à sua Fundação. Este…

Detido suspeito de roubo por esticão em Fátima

Um homem de 46 anos foi detido em Fátima, concelho de Ourém, suspeito de ter efectuado um roubo por esticão de que foi vítima…

ASAE detecta “deposição incontrolada de resíduos” por empresa de curtumes em Alcanena

Uma operação que reuniu várias entidades detectou “indícios de enterro de raspas azuis e verdes, bem como lamas provenientes das lagoas existentes, com eventual…

GNR implementa dispositivo especial para “Peregrinação das Crianças 2025”

 O Comando Territorial de Santarém, no âmbito da “Peregrinação das Crianças”, evento que reúne milhares de peregrinos, maioritariamente crianças, oriundos de várias zonas do…