Continua em grande a tenista turca, Pemra Ozen, nesta 8.ª edição do Santarém Ladies Open. Depois do triunfo de ontem na ronda de acesso ao quadro principal, hoje, a experiente jogadora de Istambul voltou a dar uma imagem de grande qualidade tenística, anulando a irreverência de Anastasia Gureva, terceira cabeça-de-série da prova. Taticamente perfeita, Ozgen apostou na variação de pancadas quer batidas, quer em slice, e, particularmente esta última, deu enormes dores de cabeça a Gureva, claramente mais confortável na bola batida e menos deslocações no court. Ozgen venceu o primeiro set por 6-3, permitiu o empate pelo mesmo resultado da sua adversária, mas foi apenas um pequeno obstáculo, já que nos restantes aplicou um duplo 6-3 a uma tenista que foi n.12 do Mundo de juniores mas que ainda tem uma caminhada longa para fazer neste exigente circuito sénior.
Nos restantes embates do dia a belga Clara Vlasselaer, oitava favorita, defrontou e venceu a eslovaca Radka Zelnickova, por 6-4 e 6-3, Anna Kubareva levou a melhor sobre a sueca Tilde Stromquist (6-1 e 6-3), Yuliya Hatouka bateu a japonesa Hiroko Kuwata (6-3 e 7-5), e a francesa de origem tunisina, Yasmine Mansouri foi mais forte que a norte-americana Sara Daavetiila, a qual venceu por 6-4 e 7-5. A portuguesa Carla Tomai também ficou pelo caminho. No duelo com Elena Malygina, da Estónia, a tenista lusa teve muito poucos argumentos para esgrimir com a sua adversária, e o melhor que conseguiu fazer foi um jogo no segundo set.
Amanhã, quarta-feira, será o dia de estreia de Matilde Jorge, 452.ª WTA, que defronta a georgiana Sofia Shapatava (623.ª), no segundo jogo das 9h30, Ana Filipa Santos mede forças com a lituana Iveta Dapkute e a atual campeã nacional Sub 18, Francisca Laúndes, vai estrear-se em Santarém com a britânica Amélia Rajecki. A abrir o dia vai estar a espanhola Andrea Lazaro Garcia, 259.ª do Mundo, e primeira cabeça-de-série, que defronta a alemã Sarah-Rebecca Sekulic. A canadiana Stacey Fung, segunda favorita e 332.ª WTA, encontra a espanhola Celia Cervino Ruiz.