A 2.ª Edição da São Silvestre de Almeirim, prova pedestre de 10 Km organizada pela Associação 20Kms de Almeirim, decorreu ontem à noite, num circuito certificado pela WORLD ATHLETICS, com tempos homologados aos 5 e 10 km e uma Mini/Caminhada com cerca de 5 Km.
A prova foi vencida por Miguel Mascarenhas (Grupo Desportivo do Estreito) com o tempo de 32.20, seguido por Gustavo do Canto (Triatlo Torres Novas) com 32.35 e João Lopes (CD Os Águias de Alpiarça) com o tempo de 33.05.
Em femininos, o melhor tempo foi para Ana Conceição (ARCD Mendiga) (117.º lugar da geral) com o tempo de 45.02, seguida por Mariana Vieira (individual) com mais 44 segundos e Patrícia Naia (individual) com m ais 03.30.
Ainda em femininos a melhor Veterana F35 foi Sara Gabriel (SR Camarnal) 47.26 e em Veterana F40 a primeira a cortar a meta foi Luísa Jorge (Individual) 46.22. Seguiram-se em Veterana F45 Dora Santos (Individual), Ana Saloca (Veterana F50) 48.17, Helena Pires (Veterana F55) 01.06.18, Anabela Simões (Veterana F60) 57.12.
Ainda em Veteranos, mas nos masculinos, David Alfaiate foi 1.º em Veterano M35 (34.48), Alexandre Diniz venceu em Veterano M40 (36.36), Miguel Rodrigues foi 1.º na categoria Veterano M45 (36.59), Luiz Mota venceu em Veterano M50 (37.38), João Paulo Luís foi 1.º em Veterano M55 (39.20), em Veterano M60 o 1.º foi Vitor Lopes (47.34) e em Veterano M65 venceu Fernando Moura (53.17).
Por equipas a Associação 20Kms de Almeirim venceu com 35 pontos, seguindo-se os Scalabis Night Runners com 149 e a ocupar o terceiro lugar do pódio, o CD Os Águias de Alpiarça, com 174 pontos.
Para Pedro Ribeiro, presidente do Município, a prova “veio para ficar”. O autarca reagiu nas redes sociais ao sucesso de “uma noite divertida cheia de cores e sorrisos”.
“A 2.ª Edição da São Silvestre de Almeirim foi um enorme sucesso. Uma organização de excelência, como é hábito nos 20kms de Almeirim, um percurso plano e uma noite sem chuva fizeram o resto da receita para o sucesso. Muita gente nas ruas a apoiar os atletas o que prova também que estas iniciativas em ambiente urbano atraem multidões”, salientou.
Na mesma mensagem Pedro Ribeiro lembrou que “esta foi a minha última prova dos 20kms como Presidente da Câmara. Quero por isso dar os parabéns e agradecer o trabalho desenvolvido. O trabalho realizado por dezenas de voluntários que são cada vez mais altamente profissionais naquilo que fazem. Para o ano o desafio é ter condições para aumentar o número de atletas. Gente não faltará com toda a certeza. Por fim um obrigado aos voluntários, patrocinadores, bombeiros, GNR e Protecção Civil”, concluiu.