O perigo de incêndio rural vai agravar-se gradualmente até sábado, acompanhando a subida das temperaturas máximas que na sexta-feira podem chegar aos 38 graus em Santarém, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou hoje os concelhos de Monchique, Portimão, Silves, Loulé, Tavira e São Brás de Alportel, no distrito de Faro, em perigo máximo de incêndio rural.

De acordo com a previsão do IPMA, na sexta-feira as temperaturas máximas podem chegar aos 38 graus Celsius em Santarém, 37 em Setúbal e 36 em Évora e Beja.

Este risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vai de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal em alguns locais da faixa costeira ocidental, vento em geral fraco, podendo ser forte nas terras altas até ao meio da manhã e descida da temperatura máxima no Algarve.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (na Guarda) e os 22 (em Portalegre) e as máximas entre os 25 (no Porto e em Aveiro) e os 34 (em Évora e Beja).

Leia também...

‘Barbie’ e Elvira Fortunato promovem a Ciência no feminino

A Barbie juntou-se à cientista e investigadora Elvira Fortunato para a criação…

Rio Maior celebrou Dia Internacional da Família com caminhada

Com intuito de comemorar o Dia Internacional da Família, que se assinalou…

Município da Chamusca submete candidaturas a linha de apoio ao turismo

A Câmara Municipal da Chamusca aprovou quatro projectos impactantes para o Concelho…

DGS recomenda medidas de proteção adicionais face ao aumento da temperatura

A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou hoje a adoção de medidas de…