A pesca lúdica voltou a ser permitida, desde o passado dia 15 de Novembro, nas zonas de pesca profissional do Rio Tejo, que se estende desde Ortiga (Mação) até à Chamusca. Desde 2015, era proibido pescar de forma lúdica/em lazer num trecho do Tejo com 52 quilómetros entre a Chamusca e Ortiga, concelho de Mação.

Apenas era permitido pescar de forma profissional/tradicional e a actividade era também possibilitada a pescadores de barco com rede e na forma de treinos para pesca de competição, sendo obrigatório o cidadão ser federado e apresentar prova de associado/federado.

Depois de um conjunto de esforços por parte dos vários municípios afectados por esta proibição junto do Governo, voltou a ser permitida a pesca lúdica nas Zonas de Pesca Profissional (ZPP) do Médio Tejo entre a Chamusca e Ortiga.

Recorde-se que também o grupo Unidos pelo Tejo criou em Agosto passado uma petição no sentido de reverter esta proibição.

O ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas divulgou no passado dia 15 de Novembro a aprovação do Dec.-Lei n.º 97/2021, que permite o exercício da pesca lúdica em zonas de pesca profissional.

Leia também...

Protocolo com comunidade da Lezíria vai colocar centenas de casas em arrendamento acessível

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) assinou hoje, dia 22 de Dezembro, na sua sede em Santarém, um protocolo de colaboração com…

“Gerir uma empresa é um desafio constante”

Fundada por Joaquim do Rosário Luís, há 25 anos, em Santarém, a Ribatubos é hoje uma referência no comércio de material para canalização, esgotos,…

ULS Médio Tejo apela à dádiva benévola de sangue pelos mais jovens

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) lança um apelo a uma maior mobilização dos mais jovens para dádiva benévola…

Greve na Nobre com mais de 90% de adesão

A greve dos trabalhadores da Nobre teve hoje mais de 90% de adesão, segundo o sindicato dos trabalhadores da alimentação, que garante que a…