A pesca lúdica voltou a ser permitida, desde o passado dia 15 de Novembro, nas zonas de pesca profissional do Rio Tejo, que se estende desde Ortiga (Mação) até à Chamusca. Desde 2015, era proibido pescar de forma lúdica/em lazer num trecho do Tejo com 52 quilómetros entre a Chamusca e Ortiga, concelho de Mação.

Apenas era permitido pescar de forma profissional/tradicional e a actividade era também possibilitada a pescadores de barco com rede e na forma de treinos para pesca de competição, sendo obrigatório o cidadão ser federado e apresentar prova de associado/federado.

Depois de um conjunto de esforços por parte dos vários municípios afectados por esta proibição junto do Governo, voltou a ser permitida a pesca lúdica nas Zonas de Pesca Profissional (ZPP) do Médio Tejo entre a Chamusca e Ortiga.

Recorde-se que também o grupo Unidos pelo Tejo criou em Agosto passado uma petição no sentido de reverter esta proibição.

O ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas divulgou no passado dia 15 de Novembro a aprovação do Dec.-Lei n.º 97/2021, que permite o exercício da pesca lúdica em zonas de pesca profissional.

Leia também...

Mercadona partilha 600 milhões de euros em prémios com colaboradores

O Comité de Direção da Mercadona decidiu, no âmbito da sua estratégia de partilhar os lucros, distribuir mais meio prémio adicional pelas mais de…

Salvaterra de Magos atualiza plano municipal de emergência

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Salvaterra de Magos (PMEPC-SMG) está em fase de revisão para se adaptar às normas técnicas…

Câmara de Santarém lança hasta pública para alienação de Resíduos Metálicos Ferrosos e não Ferrosos e de Veículos Municipais e Veículos em Fim de Vida

A Câmara de Santarém vai realizar uma hasta pública, no dia 24 de Outubro da, às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho,…

Medidas de coação de cantor detido por crimes sexuais conhecidas na terça-feira

As medidas de coação a aplicar ao cantor detido no sábado por suspeita de três crimes de abuso sexual de crianças e outros tantos…