A pesca lúdica voltou a ser permitida, desde o passado dia 15 de Novembro, nas zonas de pesca profissional do Rio Tejo, que se estende desde Ortiga (Mação) até à Chamusca. Desde 2015, era proibido pescar de forma lúdica/em lazer num trecho do Tejo com 52 quilómetros entre a Chamusca e Ortiga, concelho de Mação.

Apenas era permitido pescar de forma profissional/tradicional e a actividade era também possibilitada a pescadores de barco com rede e na forma de treinos para pesca de competição, sendo obrigatório o cidadão ser federado e apresentar prova de associado/federado.

Depois de um conjunto de esforços por parte dos vários municípios afectados por esta proibição junto do Governo, voltou a ser permitida a pesca lúdica nas Zonas de Pesca Profissional (ZPP) do Médio Tejo entre a Chamusca e Ortiga.

Recorde-se que também o grupo Unidos pelo Tejo criou em Agosto passado uma petição no sentido de reverter esta proibição.

O ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas divulgou no passado dia 15 de Novembro a aprovação do Dec.-Lei n.º 97/2021, que permite o exercício da pesca lúdica em zonas de pesca profissional.

Leia também...

TorreShopping vai ser renovado

  O Centro Comercial de Torres Novas vai passar por um processo de modernização com vista a uma melhor experiência para todos os que…

Azambuja comemorou a Semana Europeia do Desporto e o Dia Mundial do Coração

O Município de Azambuja comemorou a Semana Europeia do Desporto e o Dia Mundial do Coração, assinalados entre os dias 23 e 30 de…

Homem detido por suspeita de crimes sexuais graves contra menores em Santarém

Um homem de 28 anos foi detido por fortes indícios da prática de vários crimes de abuso sexual, pornografia de menores e aliciamento para…

40 Anos do Festival Nacional de Gastronomia: IMPROVISA-SE UM FESTIVAL

A cozinha da Casa do Campino era ampla. De um lado, um conjunto de lava-loiças, de outro uma série de trempes com grandes e…