A pesca lúdica voltou a ser permitida, desde o passado dia 15 de Novembro, nas zonas de pesca profissional do Rio Tejo, que se estende desde Ortiga (Mação) até à Chamusca. Desde 2015, era proibido pescar de forma lúdica/em lazer num trecho do Tejo com 52 quilómetros entre a Chamusca e Ortiga, concelho de Mação.

Apenas era permitido pescar de forma profissional/tradicional e a actividade era também possibilitada a pescadores de barco com rede e na forma de treinos para pesca de competição, sendo obrigatório o cidadão ser federado e apresentar prova de associado/federado.

Depois de um conjunto de esforços por parte dos vários municípios afectados por esta proibição junto do Governo, voltou a ser permitida a pesca lúdica nas Zonas de Pesca Profissional (ZPP) do Médio Tejo entre a Chamusca e Ortiga.

Recorde-se que também o grupo Unidos pelo Tejo criou em Agosto passado uma petição no sentido de reverter esta proibição.

O ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas divulgou no passado dia 15 de Novembro a aprovação do Dec.-Lei n.º 97/2021, que permite o exercício da pesca lúdica em zonas de pesca profissional.

Leia também...

Sociedade Recreativa Operária de Santarém promove feira de trocas

A Sociedade Recreativa Operária (SRO) de Santarém promove, ao final da tarde de sexta-feira e de sábado, um “mercadinho de trocas” na sua sede,…

Desconto do IMI familiar aumenta em 2024 e chega a 240 municípios

Cerca de 240 municípios vão aplicar o desconto do IMI familiar, sendo que o valor desta dedução que vai ser aplicado em 2024 é…

Duas bombas de gasolina alvo de tentativas de assalto esta noite

Dois postos de combustível na área de Torres Novas foram hoje alvo de tentativas de assalto por um grupo que se colocou em fuga…

A vida de Pedro Canavarro deu um filme

Esta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, o Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, encheu para receber o lançamento do projecto videográfico “De Pedro as…