A pesca lúdica voltou a ser permitida, desde o passado dia 15 de Novembro, nas zonas de pesca profissional do Rio Tejo, que se estende desde Ortiga (Mação) até à Chamusca. Desde 2015, era proibido pescar de forma lúdica/em lazer num trecho do Tejo com 52 quilómetros entre a Chamusca e Ortiga, concelho de Mação.

Apenas era permitido pescar de forma profissional/tradicional e a actividade era também possibilitada a pescadores de barco com rede e na forma de treinos para pesca de competição, sendo obrigatório o cidadão ser federado e apresentar prova de associado/federado.

Depois de um conjunto de esforços por parte dos vários municípios afectados por esta proibição junto do Governo, voltou a ser permitida a pesca lúdica nas Zonas de Pesca Profissional (ZPP) do Médio Tejo entre a Chamusca e Ortiga.

Recorde-se que também o grupo Unidos pelo Tejo criou em Agosto passado uma petição no sentido de reverter esta proibição.

O ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas divulgou no passado dia 15 de Novembro a aprovação do Dec.-Lei n.º 97/2021, que permite o exercício da pesca lúdica em zonas de pesca profissional.

Leia também...

Câmara de Torres Novas confirma detenção de arquiteta e de fiscal de obra

A Câmara de Torres Novas confirmou hoje a detenção, terça-feira, de uma arquiteta e de um fiscal de obras, indiciados pelos crimes de corrupção…

Dispositivo de combate “mantém todos os níveis de operacionalidade”

O Dispositivo de Combate aos Incêndios Rurais “mantém todos os seus níveis de operacionalidade”, sem colocar em causa “a frente de trabalho” da Jornada…

Nuno Garcia Lopes recebe Prémio Literário Hugo Santos

O escritor tomarense Nuno Garcia Lopes recebeu ontem, dia 2 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Campo Maior, o Prémio Literário Hugo Santos, numa…

Rio Maior assinala os 187 anos do Concelho

Rio Maior comemora o seu feriado Municipal a 6 de Novembro, com uma série de iniciativas que pretendem assinalar os 187 anos da elevação…