A pesca lúdica voltou a ser permitida, desde o passado dia 15 de Novembro, nas zonas de pesca profissional do Rio Tejo, que se estende desde Ortiga (Mação) até à Chamusca. Desde 2015, era proibido pescar de forma lúdica/em lazer num trecho do Tejo com 52 quilómetros entre a Chamusca e Ortiga, concelho de Mação.

Apenas era permitido pescar de forma profissional/tradicional e a actividade era também possibilitada a pescadores de barco com rede e na forma de treinos para pesca de competição, sendo obrigatório o cidadão ser federado e apresentar prova de associado/federado.

Depois de um conjunto de esforços por parte dos vários municípios afectados por esta proibição junto do Governo, voltou a ser permitida a pesca lúdica nas Zonas de Pesca Profissional (ZPP) do Médio Tejo entre a Chamusca e Ortiga.

Recorde-se que também o grupo Unidos pelo Tejo criou em Agosto passado uma petição no sentido de reverter esta proibição.

O ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas divulgou no passado dia 15 de Novembro a aprovação do Dec.-Lei n.º 97/2021, que permite o exercício da pesca lúdica em zonas de pesca profissional.

Leia também...

Juventude Socialista exige inclusão da conclusão do IC3 no Plano Nacional de Investimentos 2030

A Juventude Socialista do distrito de Santarém, aprovou por unanimidade, a 26 de janeiro, em reunião de comissão política realizada noEntroncamento, a proposta de …

Santarém assinala Dia da Independência da Ucrânia

O Município de Santarém associa-se às comemorações do Dia da Independência da Ucrânia ao iluminar com as cores da bandeira deste país as muralhas…

ULS Lezíria assinala Dia Internacional do Enfermeiro

Em 2024, a Unidade Local de Saúde da Lezíria celebra o Dia Internacional do Enfermeiro, assinalado a 12 de Maio, com a realização de…

Câmara disponibiliza 100 mil euros para compras e serviços no Comércio Local de Santarém

A Câmara Municipal de Santarém organiza, entre 27 de Novembro de 2023 e 6 de Janeiro de 2024, a iniciativa ‘Natal Compre Local’, com…