A pesca lúdica voltou a ser permitida, desde o passado dia 15 de Novembro, nas zonas de pesca profissional do Rio Tejo, que se estende desde Ortiga (Mação) até à Chamusca. Desde 2015, era proibido pescar de forma lúdica/em lazer num trecho do Tejo com 52 quilómetros entre a Chamusca e Ortiga, concelho de Mação.

Apenas era permitido pescar de forma profissional/tradicional e a actividade era também possibilitada a pescadores de barco com rede e na forma de treinos para pesca de competição, sendo obrigatório o cidadão ser federado e apresentar prova de associado/federado.

Depois de um conjunto de esforços por parte dos vários municípios afectados por esta proibição junto do Governo, voltou a ser permitida a pesca lúdica nas Zonas de Pesca Profissional (ZPP) do Médio Tejo entre a Chamusca e Ortiga.

Recorde-se que também o grupo Unidos pelo Tejo criou em Agosto passado uma petição no sentido de reverter esta proibição.

O ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas divulgou no passado dia 15 de Novembro a aprovação do Dec.-Lei n.º 97/2021, que permite o exercício da pesca lúdica em zonas de pesca profissional.

Leia também...

Ricardo Gonçalves deixa Câmara de Santarém em sessão emotiva

Ricardo Gonçalves apresentou esta tarde, na reunião do executivo municipal, o pedido de suspensão de mandato, para que possa assumir, a partir do próximo…

Concluído reforço estrutural da Ponte Rainha D. Amélia

A Infraestruturas de Portugal concluiu no dia 4 de Abril os trabalhos de manutenção das fundações e da reabilitação dos pilares da Ponte Rainha…

Todos à Covilhã apoiar a União de Santarém

A UD Santarém, em parceria com o Município de Santarém, irá oferecer transporte gratuito aos adeptos do clube scalabitano que queiram ir assistir ao…

Visita em língua gestual à Fundação Saramago na Azinhaga

A delegação da Fundação José Saramago na Azinhaga, Golegã, promove no sábado, dia 17 de Junho, uma visita guiada em língua gestual portuguesa às…