Mais de 14.600 pessoas já assinaram uma petição lançada pela Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) contra a intenção de Governo, BE e PAN de alteração da idade para assistir ou participar em touradas.

No texto da petição, a que a agência Lusa teve acesso, a ProToiro alerta que as propostas dos dois partidos “atentam” contra a cultura taurina e diversidade cultural, sublinhando que a alteração é “absurda, infundada e atentatória” dos direitos dos menores.

O PAN revelou no início do mês que o Governo acolheu a sua proposta de proibir a presença e participação de menores em espectáculos tauromáquicos e indicou que a legislação será alterada no primeiro trimestre do próximo ano.

Em declarações à agência Lusa, a líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Inês Sousa Real, indicou que, durante as reuniões com o Governo em torno do Orçamento do Estado para 2021, o executivo acolheu algumas das propostas do partido, apesar de não estarem inscritas na proposta que foi aprovada na generalidade na semana passada.

Entretanto, o Bloco de Esquerda entregou na Assembleia da República um projeto de lei com o objectivo de que menores de 18 anos não possam participar em eventos tauromáquicos.

“Os menores são cidadãos de pleno direito. Esta tentativa de limitar o acesso a um espectáculo cultural choca com a obrigação constitucional do Estado de promover a acessibilidade de todos à cultura”, lê-se ainda no texto da petição lançada pela federação taurina.

A ProToiro alerta que os menores são cidadãos de “pleno direito” e que esta “tentativa de limitar o acesso” a um espectáculo cultural “choca” com a obrigação constitucional do Estado de promover a acessibilidade de todos à cultura.

“Como se isso não bastasse, a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU dispõe no artigo 18.º que a responsabilidade de educar as crianças e de assegurar o seu desenvolvimento cabe, primacialmente, aos pais”, lê-se no documento.

Invocando o respeito pelos direitos e liberdades das crianças, a ProToiro reivindica a manutenção da classificação etária da tauromaquia para maiores de 12 anos e a manutenção da liberdade de escolha das crianças e dos seus pais.

Leia também...

Detido por tráfico de estupefacientes

Militares da GNR de Torres Novas, detiveram ontem, dia 21 de Setembro,…

Número de novos casos dispara nas últimas 48 horas no distrito de Santarém

O distrito de Santarém registou mais 24 novos casos confirmados de covid-19…

Wifi gratuito do Centro Histórico de Santarém regista mais de 320 mil acessos em 2019

O projecto FreeWifiSantarém instalado no Centro Histórico da cidade registou em 2019…

Magia do Natal regressa durante o mês de Dezembro à cidade de Santarém

Foto de arquivo A magia do Natal está de volta a Santarém,…