Foto Ilustrativa

Suspeitos aproveitaram-se das falhas no sistema de fiscalização e controlo de exportações de canábis medicinal em Portugal, utilizando documentação e certificados falsos para enviar milhares de quilos da substância para mercados ilícitos

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois cidadãos estrangeiros e apreendeu cerca de duas toneladas de canábis, no âmbito da operação “Ortiga”, realizada na zona de Mação, no distrito de Santarém, anunciou hoje aquela força policial. Em comunicado, a PJ adiantou que a investigação visou um grupo criminoso dedicado à “introdução de grandes quantidades de canábis em mercados europeus e africanos”, através da utilização fraudulenta de empresas farmacêuticas.

De acordo com a nota, o grupo, composto por cidadãos nacionais e estrangeiros, terá adquirido várias empresas do setor farmacêutico autorizadas a comercializar canábis medicinal, com o objetivo de facilitar o tráfico.

“No âmbito das investigações, foi possível determinar que um grupo criminoso, constituído por diversos cidadãos nacionais e estrangeiros, após proceder à aquisição de várias empresas farmacêuticas, infiltraram diversas sociedades comerciais licenciadas para o comércio por grosso, importação e exportação de canábis medicinal”, lê-se no comunicado.

A PJ referiu ainda que os suspeitos aproveitaram-se das falhas no sistema de fiscalização e controlo de exportações de canábis medicinal em Portugal, utilizando documentação e certificados falsos para enviar milhares de quilos da substância para mercados ilícitos.

Segundo a PJ, a operação foi conduzida pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, no seguimento de uma investigação iniciada no início do mês em cooperação com a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

A nota adiantou ainda que a investigação permitiu interromper a atividade criminosa, que decorria há vários meses. Os dois detidos foram presentes à autoridade judiciária competente, tendo-lhes sido aplicadas medidas de coação não detentivas.

Leia também...

Praias fluviais de Aldeia do Mato e Fontes recebem Unidade Móvel de Saúde

As praias fluviais de Aldeia do Mato e Fontes vão receber, durante esta semana, acções de sensibilização com o principal objectivo de alertar a…

Torres Novas promove Aulas de Ginástica gratuitas para maiores de 55 anos

Visando difundir a prática desportiva junto da população sénior do concelho, o Município de Torres Novas, à semelhança de anos anteriores, promove, a partir…

Detido por tráfico de estupefacientes em Marinhais  

O Comando Territorial de Santarém, através de militares do Posto Territorial de Marinhais deteve, no dia 17 de março, um homem de 23 anos,…

Autarca de Salvaterra pede “ferramentas excepcionais” para dar médico de família a 75% da população

O presidente da Câmara de Salvaterra de Magos pede ao Governo que dote o Ministério da Saúde de “ferramentas excepcionais” para resolver “problemas excepcionais”,…