Plano de Combate ao Insucesso Escolar arranca em Santarém

O Auditório da Escola Secundária Sá da Bandeira recebeu ontem, dia 30 de Janeiro, o arranque Concelhio do PiiCiE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que contou com a participação de Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, de António Torres, Secretário Executivo da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, dos directores dos agrupamentos de escolas do Concelho e professores.

Para além da apresentação da Equipa Multidisciplinar Intermunicipal, de Intervenção de Multinível do Projecto de Prevenção do Abandono Escolar Precoce e Promoção do Sucesso Escolar para o Município de Santarém que conta com 10 técnicas superiores que vão trabalhar neste projecto, em todos os agrupamentos de escolas do Concelho, a sessão contou ainda com um Workshop sobre “Modelos de Educação pela Inovação na Lezíria de Tejo – Ambientes Educativos Inovadores – Salas do Futuro”.

PUBLICIDADE

Inês Barroso agradeceu o trabalho e o contributo de todos para o sucesso deste projecto, no plano de promoção do sucesso escolar para todos os alunos do Concelho, através da implementação do Eixo 5: Educação pela Inovação, que permite a criação de Espaços Municipais de Inovação: Salas do Futuro, já criadas, que consiste na criação de ambientes inovadores, em que se recorre a metodologias que favorecem a mudança educativa e a possibilidade de desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI. A criação destes laboratórios de aprendizagens têm em consideração três elementos chave: o Espaço, a Pedagogia e a Tecnologia, que optimizados, facilitam a inovação das metodologias nos processos de ensino e aprendizagem, de modo a contribuírem para a promoção do sucesso escolar.

Através da metodologia de Design Thinking – metodologia de resolução de problemas centrados na pessoa para a criação de soluções inovadoras de produtos/serviços/processos de forma colaborativa e participativa, vão realizar-se 3 workshops sobre processo de co-criação com os Agentes da Comunidade Escolar, para além de desenhar, de uma forma participativa, os Espaços Municipais de Inovação. Numa 2ª Fase, vão ter lugar Oficinas Criativas de Literacia Tecnológica. Todas estas acções vão contar com os contributos dos professores dos agrupamentos de escolas do Concelho.

Este projecto piloto e inovador em Portugal, promovido pela CIMLT e financiado pelo Fundo Social Europeu, enquadrado no Alentejo 2020, está a decorrer nos 10 Municípios da Lezíria do Tejo: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Salvaterra de Magos e Santarém.

Este Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar pretende promover o sucesso educativo dos alunos e a qualidade e eficiência do sistema de educação e formação, reduzir o abandono escolar e combater o insucesso, promovendo uma igualdade no acesso ao ensino. Favorecer o desenvolvimento de competências psicossociais, potenciar a motivação para a aprendizagem, aquisição de conhecimentos, melhorar resultados de aprendizagem e académicos, comunicação escrita e verbal, cidadania activa, criatividade e inovação.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS