Foto: Policia Judiciária
Foto: Policia Judiciária

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no seguimento de uma denúncia, iniciou investigação, titulada pelo Ministério Público de Leiria, tendo por base o fenómeno conhecido por “Olá, Mãe / Olá, Pai”, burla em crescendo, com vítimas por todo o território nacional e, também, muito disseminado noutros países europeus.

As vítimas, muitas delas pessoas de idade avançada, acreditando que estavam a falar com os filhos e que estes se encontram em dificuldades financeiras e/ou a necessitar de concretizar pagamentos urgentes, dispunham-se, de imediato, a efectuar uma transferência/pagamento cujos valores variavam, mas que, nalguns casos, ascenderam a milhares de euros.

Na área deste DIC, este tipo de burla supera as 200 denúncias, com valores que, no total, ultrapassam os 100 mil euros.

Em termos investigatórios foram estabelecidas coincidências entre inquéritos e notou-se um uso, bastante acentuado, de números de telemóveis, irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito, o que despoletou alertas e obrigou ao recurso a meios especiais de obtenção de prova.

Existiam, à data, muitas dúvidas sobre a forma de actuação e como conseguiam efectuar tantos pedidos de dinheiro, via plataforma WhatsApp, para depois alcançarem os seus intentos, um enriquecimento indevido e ilícito.

Não obstante, após várias diligências e com autorização judicial, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária e detido, em flagrante delito, um cidadão estrangeiro, pela prática do crime de burla qualificada.

Foram apreendidos sete modem’s que acoplavam 32 cartões SIM por aparelho, significando que operavam 224 cartões em simultâneo.

Esta operabilidade permitia a remessa / receção de mensagens, originando que num dia pudessem ser enviados milhares de mensagens, com os argumentos conhecidos, por “olá pai, olá mãe”.

O suspeito interagia com terceiros, em rede, podendo efectuar esquemas do género no território nacional, bem como noutros países.

A investigação identificou o uso massivo de cartões, concretizável no facto de terem sido apreendidos milhares de cartões, mais de sete mil cartões por utilizar e mais de mil e quinhentos já utilizados em práticas delituosas.

No final, tornou-se percetível o modus operandi, face aos elementos de prova recolhidos, frustrando-se, com a presente investigação e operação policial, a consumação, em território nacional e além-fronteiras, de milhares de burlas informáticas.

O detido, de 41 anos, será presente às competentes Autoridades Judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das adequadas medidas de coação.

Leia também...

Primeiro-ministro quer prazo máximo de resposta de 60 dias a candidaturas a fundos europeus

O primeiro-ministro disse hoje querer assegurar, até final do ano, um prazo…

Trânsito reaberto na Ribeira de Santarém

Foi reposta a circulação na estrada da Ribeira de Santarém após a…

Águas de Santarém lança selo de sustentabilidade para a restauração escalabitana

A Águas de Santarém, empresa gestora de água e saneamento do concelho…

Governo reforça medidas restritivas do confinamento geral

O Governo decidiu ontem, 18 de Janeiro, reforçar algumas medidas adoptadas no…