O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) começou esta segunda-feira, 9 de Março, a implementar as medidas dos planos de contingência nas escolas da instituição.

Segundo apurou o Correio do Ribatejo junto da direcção do IPS, durante a manhã a direcção esteve reunida para acertar o plano de contingência genérico com um conjunto de medidas a implementar, ficando cada escola da instituição com um plano específico.

A responsabilidade do plano está centralizada no IPS, fazendo parte da equipa João Moutão, Presidente do IPS em substituição, dois administradores e a directora da Escola Superior de Saúde. Cada escola tem também equipas permanentes constituídas pelo director, o chefe de serviço e um aluno que será nomeado.

Durante a manhã desta segunda-feira, o IPS começou por rever os planos de limpeza e higienização nos espaços comuns dos serviços centralizados e das escolas, colocação dos materiais de limpeza e higienização, identificação de espaços para isolamento para casos suspeitos de covid-19, bem como kits de auxílio com o equipamento necessário para a situação.

O IPS implementou ainda um conjunto de medidas restritivas de mobilidade. Ficaram assim suspensas as mobilidades para dentro e para fora do IPS, o que levou ao adiamento dos programas de Erasmus da instituição.

No caso de alguém que venha de locais onde o novo coronavírus está propagado, o IPS vai obrigar essas mesmas pessoas em isolamento social. Neste caso, as pessoas devem ficar um mínimo de 14 dias em quarentena.

O Politécnico de Santarém diz ainda estar preparado para continuar as aulas dos possíveis casos através das novas tecnologias, como é o caso da video-conferência e das plataformas digitais para trabalhos educativos e exames.

João Moutão, presidente interino do IPS, confirmou ao Correio do Ribatejo a inexistência de casos suspeitos na instituição até à data, apesar de durante a manhã desta segunda-feira, uma aluna da Escola Superior de Educação ter causado o alarme durante uma aula. A jovem apresentou alguns sintomas mas para já nada se confirma.

João Moutão esclareceu que a aluna “contactou a linha Saúde 24” tratando-se apenas de “constipação normal”.

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos convocou para a próxima terça-feira, 10 de Março, uma reunião com as direcções de todos os Institutos Politécnicos para averiguar os planos de contingência para novo coronavírus.

1 comment

Comments are closed.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…