A freguesia de Pernes despertou, na manhã de 7 de Setembro, com um odor pestilento que fez soar alarmes na vila que ladeia o Alviela, um dos afluentes do Tejo que mais tem sofrido com a poluição. O presidente da Junta de Freguesia de Pernes, Raúl Violante apresentou uma queixa no Serviço Especial de Proteção da Natureza (SEPNA) da GNR e a situação foi reportada à Câmara Municipal de Santarém e à Agência Portuguesa do Ambiente.

O Correio do Ribatejo deslocou-se à vila e pôde confirmar que o odor ainda se fazia sentir por volta das 15h30. José Gabriel, presidente da Comissão de Luta Anti-Poluição do Alviela, explicou ao Correio do Ribatejo que estas situações são comuns e acontecem há vários anos. O ambientalista acredita que, desta vez, se tenha tratado de uma descarga poluente de uma das explorações agrícolas ou pecuárias ou esteja relacionado com a lavagem de lagoas de efluentes. Os vestígios que acumularam-se na zona do Mouchão do Alviela, onde a cascata com cerca de 15 metros agita as águas e acaba por fazer com que os químicos criem espuma. Durante a tarde de quarta-feira era facilmente identificada uma quantidade considerável de espuma causada por resíduos tóxicos. A visita foi acompanhada pelo autarca local e pelo presidente da CLAPA.

“Apesar de termos apresentado várias queixas os resultados são praticamente inexistentes”, vinca Raúl Violante, enquanto José Gabriel relembra a última situação reportada às autoridades, em inícios de Março deste ano, e que ainda não chegou qualquer tipo de resposta das entidades fiscalizadoras.

Leia a reportagem completa na edição impressa de 16 de Setembro do Correio do Ribatejo

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…