A Câmara Municipal de Constância promove nos dias 09 e 10 de junho as XXVI “Pomonas Camonianas”, iniciativa que visa homenagear Camões e a sua ligação à vila, coincidindo com as comemorações do Dia de Portugal, anunciou a autarquia.

A iniciativa, organizada pela Câmara de Constância, pela Casa Memória de Camões e pelo agrupamento escolar local envolve toda a vila na recriação de um mercado quinhentista, retratando a época em que viveu o poeta, e na exposição e venda dos frutos e flores que mencionou nas suas obras, líricas e épicas.

A recriação histórica vai ser feita por centenas de alunos do pré-escolar ao ensino secundário, apoiados pelos professores e auxiliares de ação educativa do agrupamento de escolas de Constância, e encarregados de educação que se vão trajar a rigor para personificar os mercadores, membros do clero, nobres e plebeus.

Constância tem com Camões uma muito antiga e enraizada relação, fundada na plurissecular tradição de que o poeta terá vivido na vila durante algum tempo, tendo ali escrito parte da sua produção poética.

Sobre as ruínas que o povo aponta como tendo sido as da casa que o acolheu, foi erguida a Casa-Memória de Camões para perpetuar a memória do poeta à vila ribatejana.

Em Constância, existem ainda o Monumento a Camões do mestre Lagoa Henriques e o Jardim-Horto Camoniano, desenhado pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Teles, que apresenta a maior parte das plantas referidas por Camões na sua obra e é considerado um dos mais vivos e singulares monumentos erguidos no mundo a um poeta.

Tendo por inspiradora Pomona, a divindade romana dos pomares e dos jardins, que Camões também cantou, o evento apresenta, na sua essência, um mercado quinhentista, com exposição e venda de frutos e flores referidos por Camões na sua obra, e vários espetáculos teatrais, poéticos e musicais.

Integram ainda o programa uma prova de orientação noturna, uma feira de antiguidades e velharias, duas palestras sobre a vida do poeta e os sinais da sua presença em Constância, a deposição de coroas de flores no Monumento a Camões, animação histórica, um concurso de pintura ao ar livre, exposições e o funcionamento de uma taberna quinhentista.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…