As Câmaras Municipais do Cartaxo e Salvaterra de Magos decidiram, em conjunto, interromper a circulação rodoviária na Ponte Rainha Dona Amélia entre as 11h00 desta sexta-feira, 20 de Dezembro, e as 22h00 de domingo, 22 de Dezembro, devido à subida do nível do caudal do Rio Tejo.
A decisão foi tomada em coordenação com a GNR e com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém e tem por base as questões de segurança das fundações, pilares e estruturas de apoio do tabuleiro da ponte.
O agravamento previsto das condições atmosféricas, com ocorrência de ventos fortes, resultantes da tempestade “Elsa” e aumento do caudal do Rio Tejo e respectiva corrente, decorrente da precipitação que se tem sentido no distrito mas, essencialmente, devido ao inesperado e súbito início das descargas das barragens espanholas e portuguesas foram fundamentais para a tomada da decisão das autarquias.
As duas autarquias esclarecem, no comunicado conjunto, que consideram a segurança das pessoas o primeiro valor a preservar e asseguram que a circulação será reaberta assim que estiverem garantidas todas as condições de segurança.
A situação deverá ser reavaliada pela Proteção Civil em briefing agendado para domingo, dia 22, às 21h00.
Recorde-se que as barragens de Fratel e Pracana encontram-se a debitar cerca de 2600 m3s.
Notícia relacionada: Proteção Civil de Santarém alerta para possível aumento do caudal do rio Tejo