População da Abrã reabilita Ribeira do Canal

O projecto municipal Reabilitar Troço a Troço (RTT) promoveu uma acção de reabilitação na Ribeira do Canal, afluente do rio Centeio, no sábado, 9 de Março, na Freguesia da Abrã, concelho de Santarém.

A população do Canal aderiu em massa juntando-se à Equipa Multidisciplinar de Acção para a Sustentabilidade da autarquia escalabitana, a Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém e a Rui Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Abrã.

Na reabilitação foram usadas técnicas de engenharia natural que usam como elementos construtivos materiais vivos, nomeadamente, estacaria de salgueiro, faxinas, bio-rolo com plantas aquáticas e manta orgânica com sementes, permitindo acelerar o restauro ecológico e solucionar problemas estruturais de estabilização geotécnica das margens.

Os participantes plantaram nas margens da linha de água amieiros, salgueiros, alfarrobeiras, catapereiros, alecrins, castanheiros, loureiros e nogueiras para protecção do solo e controlo de erosão.

O RTT tem como objetivo primordial sensibilizar e envolver os proprietários dos terrenos confinantes com linhas de água na perspetiva de troço a troço, restabelecendo a conetividade dos cursos de água. Sendo este um projeto de capacitação para a inovação na gestão sustentável da água, aliado à dinâmica criada de sustentabilidade local, posiciona o Município de Santarém como pioneiro e visionário em estratégias públicas inovadoras na proteção, conservação e melhoria da qualidade das massas de água.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS