‘Portas e janelas da minha cidade” é o tema da exposição de fotografia ‘Caminho das Artes’, patente no centro histórico de Santarém, no âmbito do In Santarém 2019 – Festival de Artes e Cultura, a decorrer até 23 de setembro próximo.

Esta exposição ao ar livre tem por objectivo chamar a atenção para a beleza do edificado local. A mostra reúne imagens de dois amantes da fotografia: Nelson Magalhães e Paulo Semblante Mendes, este último também o responsável pela selecção das fotos expostas nas ruas da cidade.

Ao longo da Rua Serpa Pinto e na Praça Visconde Serra do Pilar, encontram-se em exposição nas varandas dos edifícios 50 imagens que testemunham a diversidade das antigas portas e janelas que ainda resistem no centro histórico de Santarém.

Para o curador da mostra, Paulo Semblante Mendes os autores quiseram mostrar “através da imagem e dos seus olhares, o registo da história e das estórias de cada uma das fotos expostas”, destacando “as linhas arquitectónicas, os motivos quer de ferragens, quer de madeira, bem como os materiais utilizados”, que “evoluíram no conceito e concepção de construção habitacional do núcleo da cidade”, explica.

Acima de tudo, conclui o fotógrafo, pretende-se mostrar “através da beleza intrínseca de cada uma das imagens, para uma melhor salvaguarda do património arquitectónico urbano, sensibilizando e incentivando para a preservação, dentro do perímetro citado, dos aglomerados existentes, assim como o restauro de tantos outros decadentes”.

Leia também...

Guitarra d’Alma percorre concelho de Almeirim de 1 a 16 de Novembro

A sexta edição do Festival Guitarra d’Alma realiza-se entre os dias 1…

Fausto Bordalo Dias traz ‘A Trilogia’ ao Teatro Virgínia em Torres Novas

No dia 30 de Junho, sábado, pelas 21h30, o Teatro Virgínia em…

Câmara de Salvaterra de Magos lançou quinto livro infantil “O Falcão e a Formiga”

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos lançou no dia 15 de…

Tomar celebra 500 anos da “Farsa de Inês Pereira” com exposição de artes plásticas

Foi em 1523 que a “Farsa de Inês Pereira”, um dos textos…