Foto de arquivo

Portugal entrou hoje em estado de emergência, desde as 00:00 até 23 de Novembro, para combater a pandemia de covid-19, impondo entre outras medidas o recolher obrigatório nocturno em 121 concelhos com mais casos de infecção.

Esta medida de proibição de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00 em dias de semana e, nos próximos dois fins de semana, a partir das 13:00 é aplicada nos 121 concelhos considerados de risco elevado de transmissão da covid-19.

Entre estes municípios, que abrangem 70% da população residente, incluem-se todos os concelhos das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto.

A medida foi aprovada em Conselho de Ministros extraordinário realizado no sábado à noite e prevê excepções como deslocações para o trabalho, regresso ao domicílio, situações de emergência, passeio higiénico na proximidade da habitação ou passeio de animais.

O executivo aprovou ainda outras medidas que se irão aplicar a Portugal Continental, como a possibilidade da medição de temperatura corporal por meios não invasivos no acesso a local de trabalho, escolas, meios de transporte ou espaços comerciais e desportivos.

Está ainda prevista a possibilidade de se exigir testes de diagnóstico para covid-19 em escolas, lares, estabelecimentos de saúde, à entrada e saída do território nacional, prisões ou outros locais que a Direção-Geral da Saúde venha a determinar.

O novo estado de emergência prevê também a possibilidade de requisitar recursos, meios e estabelecimentos de saúde dos sectores privado e social.

A mobilização de recursos humanos para aumentar a capacidade de rastreamento, como a realização de inquéritos epidemiológicos ou rastreio de contactos de trabalhadores em isolamento profiláctico, de professores sem componente lectiva ou militares das Forças Armadas é outra medida prevista pelo estado de emergência.

Na semana passada, o Governo já tinha aprovado outras medidas para conter a pandemia no continente como grupos em restaurantes limitados a seis pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

Segundo a Direção-Geral da Saúde, Portugal já registou 2.896 mortes e 179.324 casos de infecção.

Leia também...

Duarte Marques confirmado na lista por Santarém

Duarte Marques, deputado eleito do PSD na Assembleia da República, foi confirmado como número três da lista de deputados pelo círculo eleitoral de Santarém.…

Santuário de Fátima diz que nenhum trabalhador foi convidado a deixar instituição

O Santuário de Fátima disse na quinta-feira, 3 de Setembro, que “nenhuma das 24 demissões que ocorreram ao longo deste ano” correspondeu a extinção…

Tancos: Implicação da Judiciária Militar e GNR conhecida pouco tempo após achamento das armas

Um ofício da PJ no inquérito de Tancos indica que, em 7 de Novembro de 2017, a Procuradoria-Geral da República soube da denúncia anónima…

Militar suspeito de crimes de violação detido pela PJ

Um militar, de 37 anos de idade, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), no dia 27 de Janeiro, por ser suspeito da prática dos…