A associação Portugal Fresh apresentou hoje, em Santarém, o projecto de internacionalização para 2023-2025, que conta com quase 1,6 milhões de investimento, e prevê a realização de missões empresariais, acções de prospeção e participação em feiras.

“A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores, apresentou hoje, na Agroglobal, o projecto conjunto de internacionalização para 2023-2025, que prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor”, indicou, em comunicado.

Este projecto tem um investimento global de quase 1,6 milhões de euros, financiado em 48,8% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Com a estratégia hoje apresentada, a Portugal Fresh quer reforçar a competitividade das empresas e atingir 2.500 milhões de euros em exportações de frutas, legumes e flores em 2030.

Segundo a mesma nota, as missões empresariais e as ações de prospeção têm início marcado para 2024 e foco nos Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia (este em 2025).

O projeto em causa contempla ainda a presença em feiras internacionais da União Europeia, ações que funcionam “como plataforma de negociação com os 126 países onde são exportados produtos portugueses”.

A Portugal Fresh e as empresas portuguesas estarão assim representadas na Fruit Attraction em 2023 e 2024, na Fruit Logística, em 2024 e 2025, e na IPM Essen, também em 2024 e 2025.

As exportações portuguesas de frutas, legumes e flores cresceram, no primeiro semestre, 8,3% para 1.036.728.509 euros, depois de terem atingido um recorde de 2.000 milhões de euros no acumulado de 2022.

Fundada em 2010, a Portugal Fresh tem cerca de 100 associados, representando 40% do valor da produção de fruta, legumes e flores e mais de 4.500 produtores.

Leia também...

Ganhão declara-se “magoado” com condenação por prevaricação e reafirma inocência

O ex-presidente da Câmara de Benavente António José Ganhão declarou-se hoje “magoado”…

Pandemia obriga a atitude de responsabilidade, sem perder memória das tradições

O director do Secretariado Diocesano da Liturgia de Santarém considera que a…

Festival da Sopa da Pedra repetiu sucesso com casa cheia

Milhares de pessoas passaram este ano pelo Parque das Tílias, junto à…

Mulher acusada de atropelar cinco peregrinos em Alcanena conhece hoje decisão do Tribunal

A mulher acusada de ter atropelado cinco peregrinos, um deles mortalmente, em…