O “Portugal Sou Eu” associa-se, a convite da Câmara Municipal de Benavente, à 2ª Edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, que acontece, entre os dias 18 e 20 de Maio, no parque ribeirinho da vila ribatejana.

Assim, já no final desta semana, o “Portugal Sou Eu” vai estar no Festival do Arroz Carolino com um espaço institucional para prestar esclarecimentos às empresas sobre o processo de adesão e oferecer aos visitantes merchandising, com o objectivo de sensibilizar para a importância do programa.

Para além do espaço institucional, o “Portugal Sou Eu” também estará presente nos showcookings, através da cedência de equipamento de cozinha da Meireles e com os produtos da Minho Fumeiro, da Loja do Sal e da Quinta dos Olmais, qualificados com o Selo “Portugal Sou Eu”.

A associação do “Portugal Sou Eu” ao festival surge tendo em conta o enquadramento do projecto na promoção do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas e visa contribuir para a valorização e atractividade deste território no âmbito local, regional e nacional, onde a componente gastronómica assume uma dimensão de especial relevo.

A 2ª edição do festival apresenta um modelo multifacetado, com enfoque na gastronomia (Praça do Arroz), onde se concentram os showcookings, as degustações, as bancas do arroz, restaurantes, artesanato e produtos regionais.

A participação do “Portugal Sou Eu” neste evento reforça o seu posicionamento face à promoção da produção nacional e vem ao encontro do protocolo que o “Portugal Sou Eu” e a Casa do Arroz – Associação Inter-profissional do Arroz assinaram, em Abril do ano passado, com o objectivo de promover o arroz Carolino, produzido exclusivamente em Portugal. Uma parceria que permitiu reforçar a competitividade da fileira do arroz nacional, aumentando a sua visibilidade como produto de qualidade, dentro e fora de portas.

O programa “Portugal Sou Eu” foi lançado em Dezembro de 2012, pelo Governo de Portugal, com o objectivo de mobilizar o país para o desígnio do crescimento económico pela via de um consumo informado de produtos e serviços com o selo do programa.

O propósito da iniciativa é melhorar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia.

O programa valoriza, através da atribuição do selo, os produtos e serviços que geram valor acrescentado em Portugal. Esse valor é calculado com base em critérios de incorporação nacional, marcas e patentes, impacto no emprego e valor acrescentado.

Até ao momento, aderiram ao Selo “Portugal Sou Eu” mais de duas mil empresas, que qualificaram mais de oito mil produtos/serviços, representando no seu conjunto um volume de negócios agregado superior a 7,3 mil milhões de euros, mais de 46 mil postos de trabalho e conta com cerca de 800 pontos de venda com o Estatuto Estabelecimento Aderente “Portugal Sou Eu”.

Cerca de 68 por cento dos produtos aos quais foi atribuído o selo “Portugal Sou Eu” pertencem aos sectores da Alimentação, Bebidas, Agricultura e Pescas e as Empresas Aderentes localizam-se em todos os distritos de Portugal continental.

Leia também...

Coruche recebe investimento de 380 milhões de euros em central de energia fotovoltaica

Com capacidade de produção de 420 MW.
imagem ilustrativa

Vinhos do Tejo destacam-se em crítica internacional

Os Vinhos do Tejo voltam à ribalta na publicação norte-americana ‘Robert Parker…

NERSANT capacita empreendedores transformar ideias em negócios

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém deu início na…

Almeirim dedica mês de Junho à Sopa da Pedra

A Câmara de Almeirim está a dedicar o mês de Junho à…