O Governo duplicou o número de postos onde é possível renovar o cartão do cidadão ‘online’, disponibilizando este “serviço de proximidade” em mais de 500 Espaços do Cidadão, anunciou hoje a ministra da Modernização do Estado.

“Em todo o território nacional há o dobro de postos onde se pode renovar o cartão do cidadão, descongestionando e criando uma oferta muito maior que vai permitir que as pessoas, numa lógica de grande proximidade e de maior fluência, conseguirão ter esta valência tão importante que é a renovação do cartão”, adiantou Alexandra Leitão.

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública falava aos jornalistas na apresentação deste serviço no Solar dos Zagallos, em Almada, no distrito de Setúbal, onde se localiza um dos 630 Espaços do Cidadão existentes no país.

Aliás, segundo a governante, foi a integração “da quase totalidade” dos Espaços do Cidadão nesta rede de serviços que permitiu a “duplicação do número de postos” onde se pode renovar o cartão ‘online’, sendo agora quase mil em todo o país (juntando Lojas do Cidadão, Espaços do Cidadão e balcões do Instituto dos Registos e do Notariado).

O serviço foi lançado em Junho de 2019 e, além de estar disponível na internet para todos os cidadãos com idade igual ou superior a 25 anos, também abrangia 54 Espaços do Cidadão – estendendo-se agora para mais de 500.

“Estas lojas fazem a renovação ‘online’, ou seja, é um serviço digital e presencial ao mesmo tempo. O ‘back-office’ é feito digitalmente, mas com a presença pode-se ajudar quem não consegue fazer digitalmente, misturando-se a tecnologia com a lógica de inclusão e de proximidade”, explicou.

Segundo dados divulgados pela ministra em Agosto do ano passado, esta e outras medidas implementadas já permitiram retirar das filas para o cartão do cidadão “cerca de 30 mil pessoas”.

O cartão do cidadão pode ser renovado através da internet em https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao.

Leia também...
Foto ilustrativa

Rua 15 de Março alvo de trabalhos de pavimentação em calçada

A rua 15 de Março, no Centro Histórico de Santarém, vai ser…

Segurança Social fecha dois lares ilegais em Salvaterra de Magos e Cartaxo

O Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, do Comando Territorial…

Estrada do Campo, que liga Ribeira de Santarém a Vale de Figueira, já tem novo pavimento

A Estrada do Campo, que liga a Ribeira de Santarém a Vale…

13 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas no distrito de Santarém

O distrito de Santarém registou 13 novos casos de covid-19 nas últimas…