O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) informou ontem, 3 de Março, em reunião com os autarcas de Abrantes, Tomar e Torres Novas, que tem 72 quartos, no conjunto das três unidades hospitalares, disponíveis e preparados para enfrentar a eventual situação epidémica do novo Coronavírus.

O Conselho de Administração do CHMT informou os presidentes dos três municípios onde está instalado, que o Plano de Contingência do CHMT está em fase de ultimação, integrando as sucessivas revisões das orientações emitidas pela DGS e contemplará vários níveis de criticidade.

O Centro Hospitalar conta com um grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência a Antimicrobianos e tem ainda uma equipa Multidisciplinar a acompanhar a evolução da situação do Coronavírus por forma a adaptar estas respostas do CHMT às necessidades que a situação justificar a cada momento.

O CHMT criará as zonas de isolamento que forem necessárias e se assim se justificar será nas três unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas. Dispõe ainda de 22 quartos de isolamento com antecâmara e cerca de 50 quartos individuais, que podem ser de isolamento para doentes contaminados com o novo Coronavírus.

A criação de uma base operacional flexível de resposta a situações no domicílio, que serão accionadas em casos específicos, é também uma da hipotecares levantadas pelo Conselho de Administração. O objectivo desta medida, é impedir a deslocação desses eventuais suspeitos às Unidades de Saúde, evitando desta forma o contágio de profissionais de saúde e outros doentes.

Os equipamentos de protecção individual para os profissionais de saúde que contactem com eventuais doentes contaminados pelo novo Coronavírus estão também assegurados nas unidades hospitalares do CHMT.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…