A Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) anunciou a 30 de abril, no Aquário Vasco da Gama, as 398 praias nacionais que na próxima época balnear hasteiam a Bandeira Azul, entre as quais a Praia Fluvial do Sorraia, cuja candidatura foi mais uma vez aprovada, tendo em conta os quatro pontos essenciais para obtenção do galardão: qualidade da água e do espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental). O galardão atesta a excelência da praia, que já havia vencido a nível nacional o prémio Green Cities Europe Award 2022 e que, em agosto de 2023, foi distinguida com o prémio Praia Fluvial Revelação pelo Guia das Praias Fluviais, destacando-se não apenas pela beleza natural, mas também pela sua importância como ponto de encontro e lazer para a população local e para os visitantes. Este ano, a época balnear tem início a 29 junho e encerra a 1 de setembro.

Com o início da época balnear marcado para 29 de junho e a promessa de um verão repleto de atividades e eventos, a Praia Fluvial do Sorraia é mais do que um destino de eleição, traduzindo-se num estado de espírito que reflete o melhor que Coruche tem para oferecer. Inaugurada a 9 de julho de 2021, a praia é novamente distinguida com o galardão Bandeira Azul em 2024. O anúncio foi feito no Aquário Vasco da Gama por José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, que anunciou a lista das 398 praias galardoadas, distribuídas por 103 municípios – mais quatro praias do que no ano passado, das quais seis são novas praias, cinco reentram na lista e as restantes são renovações, registando-se sete saídas, mais três do que no ano anterior.

Situada na margem direita do rio Sorraia e com extensão total de areal de 1771,04 m2, a Praia Fluvial do Sorraia já havia sido distinguida a 25 de agosto de 2023 com o prémio Praia Fluvial Revelação pelo Guia das Praias Fluviais, publicação anual que promove e distingue as praias fluviais e as zonas balneares das regiões do interior do País, e vencido a nível nacional o prémio Green Cities Europe Award 2022, pelo que representou Portugal em Paris, na terceira edição do concurso internacional, tornando-se uma inspiração para as cidades portuguesas e, muito especialmente, europeias.

A vila de Coruche, premiada pelo impacto positivo que os seus espaços verdes e naturais têm no bem-estar urbano, continua a apostar no potencial da sua zona ribeirinha e da praia, que se encontra identificada para uso balnear pela Agência Portuguesa do Ambiente, cumprindo todos os requisitos no que respeita à gestão de praias, à qualidade das águas balneares e das infraestruturas apresentadas, à assistência a banhistas e à oferta de serviços, ao cuidado e atenção na preservação ambiental, entre outras boas práticas na utilização dos espaços, como as acessibilidades para pessoas com dificuldades motoras.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Leia também...

Este sábado Marinhais recebe a terceira edição do ‘Momentos no Largo’

O Largo da República, em Marinhais, vai receber a terceira edição do projecto…

Homem dado como desaparecido resgatado com vida pela GNR

A Guarda Nacional Republicana resgatou com vida um homem de 63 anos…

Inscrições abertas para prova “Trilhos Ribeirinhos do Almourol”

Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha em conjunto com o Regimento…

Cidadãos e políticos em acção de reabilitação da Ribeira do Canavial

A comunidade local de Casével e Vaqueiros e o executivo da União…