Mário Pereira, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, assinalou o 106º aniversário da constituição do concelho de Alpiarça com uma mensagem dirigida aos munícipes. A Vila assinala esta quinta-feira, 2 de Abril, o Dia do concelho e feriado municipal.
“Independentemente do momento difícil que vivemos, os Alpiarcenses estão de parabéns! Aliás, também muito pela resposta positiva que estão a dar perante a dificuldade deste tempo, os Alpiarcenses estão de parabéns!”, começa por dizer Mário Pereira no seu discurso.
O Decreto da constituição do concelho foi assinado a 2 de Abril de 1914, o que segundo o autarca culminou num “processo de afirmação social e política e de desenvolvimento que justificou a autonomia municipal da nossa terra, permitindo que se constituísse como entidade autárquica”.
Mário Pereira destaca as muitas gerações de Alpiarcenses que ao longo deste último século “deram vida a este sonho de autonomia, concretizando-o, tornando-o realidade”, assinalo pelo trabalho “produtivo, criando riqueza e desenvolvimento; pela dedicação a causas de mobilização colectiva e de serviço aos outros; pela determinação com que abordaram inúmeros problemas e necessidades comuns e transformaram o concelho para melhor; pelas ideias progressistas; e pela valorosa história de luta contra a exploração e a opressão, pela liberdade, a democracia, o progresso social – aspectos que tornaram Alpiarça símbolo e referência no País”.
Perante a situação que vivemos na actualidade, a Vila não pode realizar as diversas iniciativas tradicionais que marcam a data: como os morteiros anunciadores do feriado municipal, logo pelo início da madrugada, as actividades com música e diversos espectáculos de animação, a sessão comemorativa formal e entrega das Medalhas Municipais.
Este ano, o Município tinha prevista a inauguração e a reabertura do Mercado Municipal e do Largo Dr. José António Simões, que foram recentemente requalificados, o arranque do 1ª Festival Gastronómico de Alpiarça, que decorria até ao próximo Domingo, no Mercado Municipal requalificado, com a mostra e degustação dos pratos mais tradicionais do povo alpiarcense, com a devida animação cultural.
“O combate à pandemia do Covid-19 não o permite. A dura realidade obriga-nos a todos a um outro programa, muito diferente. A exigência do momento faz-nos viver este Dia 2 de Abril como mais um dia de resistência, de combate à doença e de agilização de formas de apoio aos que neste quadro mais precisam”, refere o edil.
O responsável destaca ainda a resiliência, responsabilidade e solidariedade que os seus munícipes têm demonstrado ao longo deste tempo.
“Têm dado uma resposta muito positiva de forma a podermos em conjunto ultrapassar as dificuldades. Desde logo demonstrando um comportamento geral de responsabilidade e de civilidade perante os apelos ao recolhimento e à colaboração neste desígnio comum. Mas também com mostras de enorme determinação e solidariedade por parte de muitos que têm de continuar a trabalhar em sectores fundamentais para a vida do concelho, na ajuda aos outros e no funcionamento do País”, assinala.
Mário Pereira deixa ainda uma palavra de apreço aos trabalhadores do Município e da Freguesia, que segundo ele “têm dado um exemplo notável de empenho, solidariedade e comprometimento para com o serviço público, para com a população, a todos os níveis, e contam com o apoio activo de todos os eleitos do Poder Local democrático nos órgãos autárquicos”.
Numa nota final, o presidente da Câmara garante estar confiante que este “espírito de mobilização e de solidariedade se irá manter durante a fase mais difícil desta luta e que irá perdurar no momento seguinte, de desejável recuperação”.
“Este ano é assim o nosso Dia 2 de Abril – feriado municipal de Alpiarça. Para o ano que vem terá de ser – será certamente – bem melhor! Juntos vamos conseguir! Viva o concelho de Alpiarça! Viva Portugal!”, conclui o autarca.