Foto de Arquivo

A degradação progressiva das respostas de saúde em Coruche, marcada pela escassez de médicos, pela inexistência de médico de família para uma parte significativa da população e pela redução dos serviços de atendimento, esteve em cima da mesa na reunião realizada.

O Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Nuno Azevedo, reuniu-se ontem, dia 07 de Janeiro, com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para expor a situação no concelho, bem como as principais preocupações e reivindicações do mesmo.

Durante o encontro, o autarca manifestou “profunda preocupação” face à degradação progressiva das respostas de saúde no concelho, destacando a escassez de médicos, a inexistência de médico de família para uma parte significativa da população e a redução continuada dos serviços de atendimento à população.

Em comunicado enviado à redação do Correio do Ribatejo,  a Câmara Municipal de Coruche refere que estas dificuldades são “particularmente agravadas pela grande extensão territorial do concelho de Coruche” e pela “distância significativa ao hospital de referência”, em Santarém – fatores que condicionam “objetivamente o acesso atempado aos cuidados de saúde por parte da população”.

A nota informativa relata que foi igualmente expressa apreensão, relativamente à desigualdade no acesso aos cuidados de saúde entre populações da mesma região,
defendendo o município “a necessidade de uma abordagem mais coerente, transparente e ajustada às reais necessidades das comunidades integradas na Unidade Local de Saúde da Lezíria”.

No âmbito desta análise, foi sublinhada a importância da reposição do Serviço de Atendimento Complementar em horário alargado, de modo a assegurar uma resposta mais adequada às necessidades da população.

A dificuldade em atrair e fixar médicos em Coruche foi também abordada como um dos fatores que mais condiciona a capacidade de resposta dos serviços de saúde locais, tendo sido reforçada a necessidade de o Estado criar mecanismos de atratividade que promovam a fixação de profissionais de saúde no território.

Outro ponto central da reunião incidiu na situação da Viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) atribuída ao Concelho. Nuno Azevedo  alertou para a “importância estratégica” deste meio de socorro na resposta rápida a situações de emergência médica, sublinhando a “urgência da sua entrada em funcionamento”.

Por sua vez, a Ministra da Saúde manifestou “disponibilidade” para aferir o ponto de situação relativamente a esta matéria.

Foi ainda apresentada a necessidade de avançar com as obras de requalificação do Centro de Saúde de Coruche, salientando a importância de garantir condições físicas adequadas às necessidades atuais de utentes, profissionais de saúde e restantes trabalhadores.

No final do encontro, Nuno Azevedo reiterou o empenho do município em continuar a colaborar ativamente com o Ministério da Saúde, a Unidade Local de Saúde da Lezíria e demais entidades envolvidas, recordando “o esforço contínuo da autarquia” na criação de condições que contribuam para a fixação de profissionais de saúde no concelho.

Leia também...

Incentivos para médicos se fixarem em Ourém em vigor este verão

Os incentivos que a Câmara de Ourém aprovou para a fixação de médicos no concelho entram em vigor este verão, após a versão final…

Fecho da urgência de Obstetrícia motiva “enorme preocupação” à Câmara de Abrantes

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, diz estar preocupado com o encerramento das urgências de Obstetrícia do hospital da cidade e espera que…

Hospital de Santarém integra 58 novos médicos internos

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) deu as boas-vindas no dia 4 de Janeiro, a 58 internos, dos quais 44 de formação geral e…

“A prevenção é a melhor forma de combater esta pandemia”

Começa a dissolver-se, lentamente, o confinamento obrigatório em Portugal. A dura realidade vivida noutros Estados e a chegada tardia do novo coronavírus a Portugal…