O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou na terça-feira, a título póstumo, o historiador e professor José-Augusto França, com a grã-cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

A atribuição desta condecoração póstuma foi divulgada na terça-feira à noite através de uma nota no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

“Por ocasião do 99.º aniversário do seu nascimento, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa condecorou José-Augusto França, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, numa cerimónia de homenagem realizada no Grémio Literário em Lisboa”, lê-se no texto.

Segundo a mesma nota, “o Presidente da República entregou as insígnias, com que agraciou José-Augusto França, à filha do homenageado, Maria Manuela França Perroud”.

Nascido em Tomar, em 16 de Novembro de 1922, José-Augusto França morreu em 18 de Setembro deste ano, aos 98 anos, em França, onde residia.

Na altura, o chefe de Estado recordou o percurso do “historiador, crítico de arte, sociólogo, professor, director e animador de revistas, ficcionista e memorialista”, e considerou que a sua morte representava a perda “de uma das maiores figuras culturais do Portugal contemporâneo”.

“Numa época em que a arte portuguesa tem vindo a alcançar o reconhecimento internacional há muito devido, é justo lembrar o muito que devemos a quem incansavelmente produziu um discurso crítico e histórico sobre as artes em Portugal. E ninguém o faz com mais intensidade, sabedoria e distinção do que José-Augusto França”, escreveu Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem de condolências.

A Ordem Militar de Sant’Iago da Espada destina-se a distinguir o mérito literário, científico e artístico.

Em vida, José-Augusto França foi condecorado com o grau de grande-oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1991, e com a grã-cruz da Ordem da Instrução Pública, em 1992, pelo Presidente da República Mário Soares, e com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique, no início de 2006, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Leia também...

Biblioteca Municipal de Torres Novas acolhe Centro de Documentação do Ribatejo

Foi aprovada por unanimidade, em reunião pública ordinária de 02 de Maio,…

Torres Novas aprova contratação de empréstimo para limpeza de terrenos

O executivo camarário de Torres Novas aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária…

Município de Torres Novas com resultado líquido positivo superior a 900 mil euros

Os documentos de prestação de contas e relatório de gestão do exercício…

Montijo – Desconto para Jovens

A empresa “Tertúlia Óbvia”, gestora da Monumental do Montijo, oferece na primeira…