O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, possui “coisas espantosas” sobre o capitão de Abril, tendo-o ainda apelidado como um homem “singular”.

“É muito importante porque esta casa da cidadania é um museu e tem coisas espantosas sobre Salgueiro Maia, como ele desde miúdo só pensava em ser militar, coleccionava tanques, como depois coleccionou ao longo da vida, é quase um museu militar”, sublinhou.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas no final da inauguração da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, considerou ainda que aquele equipamento cultural é também um “apelo” à cidadania.

“É uma casa da cidadania porque a ideia não é ser uma espécie de memória do passado, fechada, acabou, terminou, é mais do que essa invocação, é um apelo à cidadania para os mais novos, sobretudo, mas todo aqui virem e se inspirarem e participarem, isso é a democracia”, disse.

No decorrer do seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa classificou de “singular” o capitão de Abril, tanto como homem, cidadão, militar e democrata.

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia envolve um investimento global de três milhões de euros, e a sua inauguração coincidiu com a data do aniversário de nascimento do capitão de Abril, que completaria 77 anos se estivesse vivo (01 de Julho de 1944-03 de Abril de 1992).

O espaço, situado no Castelo daquela sede de concelho alentejana, património do Estado, resulta de um projeto da câmara municipal e da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).

O Presidente da República inaugurou a primeira fase do projeto, o núcleo museológico que homenageia Salgueiro Maia, onde foram investidos mais de 1,1 milhões de euros.

Entre as peças que fazem parte do espólio do núcleo museológico figura o conhecido megafone com que, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o então capitão intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia.

O espaço museológico exibe também o uniforme e o “quico” militar que envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares pertencentes a Salgueiro Maia.

Foto: Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República

Uma área com cartazes e fotografias e uma colecção de miniaturas de carros de combate, a especialidade do militar como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional, são outras das valências da Casa da Cidadania Salgueiro Maia.

O capitão de Abril, natural de Castelo de Vide, expressou duas vontades em testamento. Uma foi ser sepultado naquela vila, em campa rasa, e a outra foi deixar o seu espólio ao município para que fosse objecto de musealização.

A candidatura desta primeira fase do projeto foi apresentada pela DRCAlentejo aos fundos comunitários, em protocolo com a Câmara de Castelo de Vide, que assegurou a contrapartida nacional deste investimento, co-financiado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O projeto tem ainda prevista, para uma segunda fase, a instalação de uma loja, de uma sala de exposições e uma área para bar e esplanada.

Em declarações à agência Lusa, a 27 de Maio, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, explicou que a segunda fase do projeto, para totalizar os três milhões de euros, está “pendente” de verbas que venham a surgir no próximo quadro comunitário de apoio.

Leia também...

Entroncamento investe 20 mil euros para incentivar comércio local

A Câmara do Entroncamento aprovou um investimento de 20 mil euros que poderá injectar até 40 mil euros no comércio local com a campanha…

Cartaxo celebra 204.º aniversário de elevação a concelho

O Cartaxo celebrou, no passado dia 10 de Dezembro, o 204.º aniversário de elevação a concelho com uma Sessão Solene, no Centro Cultural do…

Festival de Estátuas Humanas invade Santarém já a partir de amanhã

Santarém prepara-se para receber novamente um evento que tem atraído anualmente milhares de visitantes ao centro histórico da cidade. As ruas vão ser literalmente…

Fim de semana de cinema no Cineteatro São João

O Cineteatro São João, no Entroncamento, vai receber nos dias 10 e 11 de Janeiro, sessões de cinema para toda a família. No sábado…