O novo livro de Nuno Garcia Lopes, “Corações de musgo”, vai ser apresentado sábado, dia 8, pelas 21 horas, na Feira do Livro de Tomar. A obra, vencedora do II Prémio de Ecopoesia Ponte do Guadiana, aberto a poetas portugueses e espanhóis, foi publicada em Espanha, em edição bilingue, em Abril, sendo esta a primeira apresentação em Portugal, após a dupla sessão de lançamento nos dois lados da fronteira.

Também a capa tem como base uma imagem de um fotógrafo tomarense, José Ribeiro, um dos que por terras nabantinas melhor têm vindo a captar temas da natureza. Algo relevante num livro em que uma ambiência natural é a camada mais visível dos poemas que, porém, tal como a manta de húmus que cobre o chão de uma mata, vão revelando novas camadas de leitura à medida que os perscrutamos.

Escrito entre os finais de 2018 e princípios de 2019, partiu de um processo de depuração das palavras e de síntese das ideias que Nuno Garcia Lopes aprofundaria ainda mais no poemário seguinte, por enquanto inédito. Depuração que aconteceu também com a exclusão de um número significativo dos poemas originais, de modo a que sobrassem apenas aqueles que resistissem à erosão da leitura.

Curiosamente, alguns dos escolhidos tinham sido escritos precisamente em Espanha, embora o texto, quer como um todo, quer individualmente, nunca se situe em nenhum lugar geograficamente cartografado, mas antes num espaço amplo e natural, pré-existente a qualquer fronteira humana.

A edição é da Associación Cultural Santiago Aguaded Landero e, além da Feira do Livro de Tomar, pode também ser adquirida directamente em Portugal através do site www.nunogarcialopes.pt .

Leia também...

Comissão Social de Freguesia de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira entrega cadeira de rodas

A CSF SVP e VF – Comissão Social de Freguesias da União…

Alunos de universidade do Canadá estudam ossos em Santarém

Santarém recebeu, entre os dias 1 e 5 de Julho, a visita…

Transportes Urbanos de Almeirim em funcionamento com capacidade limitada

Os Transportes Urbanos de Almeirim (TUA) continuam a funcionar para permitir deslocações…

Oito pessoas detidas por suspeita de coação agravada

A PSP anunciou ontem a detenção, no Entroncamento, de oito pessoas sobre…