Primeiro festival do Azeite “Ouro Ribatejano” inaugurado em Pernes

O primeiro Festival do Azeite “Ouro Ribatejano”, inserido na Feira Anual de Pernes foi inaugurado esta sexta-feira, 6 de Dezembro, em Pernes.

Promovido pela Junta de Freguesia de Pernes, com o apoio do Município de Santarém e pelo Crédito Agrícola de Pernes e Alcanhões, a inauguração contou com a presença de Nuno Russo, Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e de Nuno Serra, Vereador do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola Concelhio.

Na ocasião Nuno Serra, referiu a importância desta iniciativa para o Concelho de Santarém, sem esquecer a importância para a economia da região “O Azeite é o ouro de Portugal”.

O evento pretende trazer para debate o sector, bem como a sua forte ligação ao desenvolvimento rural, contando com diversas mesas redondas onde se debaterão temas como o desenvolvimento rural em Santarém, o sector do olival e azeite, cadeias curtas e mercados locais, jovem empresário rural, agricultura familiar, azeite biológico, entre outros.

Este certame conta com cerca de 25 stands, ligados ao tema azeite e ruralidade, bem como provas de azeite, sessões de showcooking, tasquinhas e muita animação.

Os “Azeites do Ribatejo” são de baixa a muito baixa acidez, ligeiramente espessos, frutados e com cor amarelo ouro, por vezes ligeiramente esverdeados. Na região onde os azeites são produzidos, o solo é principalmente calcário, o que juntamente com o clima mediterrânico providencia as condições ideais de cultivo. Com registos desde 1663, a Feira Anual de Pernes tem regressado ano após ano.

“Não podemos esquecer que esta Feira esteve sempre muito associada à produção de azeite, e antigamente, era na feira de Pernes que se estabeleciam os preços da colheita e o seu êxito comercial dependia da boa ou má safra anual, costumava-se até dizer que muito azeite, boa feira, mau ano de azeite, feira fraca”.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS