Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

Oito dos 11 detidos pela GNR de Leiria suspeitos de tráfico de droga vão aguardar o desenvolvimento do inquérito em prisão preventiva, disse hoje à Lusa fonte do Destacamento Territorial de Leiria.

A mesma fonte esclareceu que os 11 arguidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Leiria, tendo o juiz de instrução criminal determinado a prisão preventiva a oito dos arguidos.

Os outros três, um homem e duas mulheres, estão obrigados a apresentações periódicas bissemanais e à proibição de contactos com toxicodependentes.

Uma operação da GNR de Leiria resultou na detenção de 11 pessoas por suspeita de tráfico de droga e na apreensão de centenas de doses de cocaína e heroína, num valor comercial superior a 8.300 euros, informou hoje a GNR.

Em declarações à Lusa, o comandante do destacamento territorial de Leiria, Ricardo Monteiro adiantou que, no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um ano e meio, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Leiria deteve na madrugada de domingo sete homens e quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 58 anos, nos distritos de Leiria e de Santarém.

Segundo o capitão da GNR, os militares da Guarda deram cumprimento a 11 mandados de detenção e 25 mandados de busca, 13 domiciliárias e 12 mandados de busca não domiciliária, nomeadamente em viaturas, nas localidades de Mira de Aire e Porto de Mós (distrito de Leiria), Alcanena, Minde, Santarém e Vila Moreira (distrito de Santarém).

“Os detidos faziam do tráfico o seu modo de vida”, explicou Ricardo Monteiro, referindo que o alegado cabecilha, de 37 anos, “abastecia-se em diversos pontos do país e fornecia os outros intermediários”, nas zonas onde foram feitas as buscas.

O comandante do destacamento acrescentou que três dos detidos têm antecedentes criminais por tráfico de droga, enquanto outros sete já estiveram envolvidos em outro tipo de crimes como furtos, burlas ou ofensas à integridade física.

Da ação operacional resultou a apreensão de 393,40 doses de cocaína e 47,70 doses de heroína, cujo valor comercial ronda os 7.860 euros e 470 euros, respetivamente, revelou ainda Ricardo Monteiro.

A GNR apreendeu também 21.031 euros em numerário, uma viatura ligeira, uma pistola, duas caçadeiras, uma arma branca, gás pimenta, munições, cinco balanças de precisão, 26 telemóveis e diversos artigos eletrónicos.

A operação contou com o reforço de militares do Destacamento Territorial de Leiria, da Secção de Informações e Investigação Criminal de Leiria, do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal e do Destacamento de Intervenção de Leiria.

Estiveram também envolvidos militares dos Comandos Territoriais de Aveiro, Coimbra, Lisboa e Santarém, assim como do Grupo de Intervenção e Ordem Pública e do Grupo de Intervenção e Operações Especiais, da Unidade de Intervenção da GNR.

Leia também...

Ano lectivo arranca em Almeirim sem telemóveis nas escolas

“Desliga-te. Dentro da Escola, o foco é outro”. É esta a frase que serve de mote à campanha de sensibilização que a autarquia de…

Surfar a espuma dos dias … Por Ricardo Segurado

Tal como tudo fazia prever e os diversos indicadores indiciavam, julho tem sido um mês quente. E as altas temperaturas, reduzida humidade e o…

Seniores vitorianos sobem pela primeira vez aos nacionais de futsal

Já é oficial! O Vitória Clube de Santarém recebeu o convite formal da Federação Portuguesa de Futebol para preencher uma das vagas do Campeonato…

Forças Armadas promovem sessão de divulgação em Abrantes

Cerca de duas centenas de alunos do 9º e do 12º ano do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes participaram esta quinta-feira, 9…