Foto de arquivo
Foto de arquivo

Os três cidadãos estrangeiros detidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), na madrugada de quarta feira, 8 de Julho, por suspeitas dos crimes de tráfico de pessoas e de auxílio à imigração ilegal, vão aguardar julgamento em prisão preventiva.

Em comunicado, o SEF refere que a operação teve como principal objectivo o desmantelamento de uma rede de tráfico de seres humanos e crimes conexos, com a introdução de trabalhadores estrangeiros, alguns em situação irregular, em explorações agrícolas no Ribatejo.

Além das três detenções, foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão, com a apreensão de vários meios informáticos, viaturas, diversa prova documental da prática dos crimes identificados e uma avultada quantia de dinheiro, refere a mesma nota.

No decorrer da operação “Lezíria”, delegada no SEF pelo Ministério Público de Santarém e que decorreu ao longo de um ano, foram identificados cerca de 140 trabalhadores estrangeiros, de origem indostânica, sendo que cerca de 10 foram sinalizados como vítimas do crime de tráfico de pessoas. Estes cidadãos estavam, na sua maioria, sujeitos a condições degradantes de trabalho, alojamento e salubridade.

No terreno, estiveram ainda presentes elementos das Equipas Multidisciplinares Especializadas para Assistência a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos, que garantiram o tratamento adequado das situações ali detectadas.

No total, participaram na operação “Lezíria” 120 operacionais do SEF

Leia também...

Abatimento de piso no Centro Histórico

Os Bombeiros Municipais de Santarém procederam ao início da manhã desta sexta-feira,…

Temperaturas acima dos 30 graus no próximo fim-de-semana

A temperatura vai subir a partir desta quinta-feira e os dias mais…

“Queremos ser o ponto de encontro onde se prova aquilo que de melhor se faz na gastronomia nacional”

Em 2020 e 2021, Santarém celebra 40 anos do Festival Nacional de…

Um ferido grave e um ligeiro em despiste na A13 junto a Tomar

O despiste de uma viatura ligeira no nó de Alviobeira, na A13,…