O professor do Instituto Politécnico de Santarém, José Fernandes Rodrigues, é dos nove elementos externos que integram o recém-eleito Conselho Geral do Politécnico do Porto. O socialista Francisco Assis foi eleito, na segunda-feira, presidente do Conselho Geral do IP do Porto.
José Fernandes Rodrigues, é professor coordenador principal da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém.
Em comunicado divulgado na página daquela instituição académica na internet, o Politécnico do Porto referiu foi “concluído o processo eleitoral de constituição do Conselho Geral”, depois de escolhidas dez “personalidades da sociedade civil”. Francisco Assis foi eleito presidente do Conselho Geral, sucedendo a José Marques dos Santos.
Este órgão também é constituído por outros nove elementos externos à instituição: o professor do Instituto Politécnico de Santarém José Fernandes Rodrigues, o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, o director artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, os professores jubilados da Universidade do Porto Baltazar Manuel Romão de Castro e Francisco Amorim de Carvalho Guerra (professor jubilado da Universidade do Porto), o professor do Instituto Politécnico de Leiria Ricardo Manuel das Neves Vieira, o fundador e primeiro presidente da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), Rui Lopes Nunes, e a professora catedrática aposentada da Universidade do Porto Isabel da Silva Pires de Lima.
O Conselho Geral do Politécnico do Porto é composto por representantes dos docentes, investigadores, estudantes e restantes funcionários daquela instituição. Tem 35 elementos, dos quais 25 são escolhidos por eleição e os restantes dez são por votação uninominal pelos membros eleitos.