Centenas de professores marcaram presença em mais uma acção de protesto pela “defesa da escola pública”, na manhã de quinta-feira, 12 de Janeiro, no Largo Cândido dos Reis, em Santarém.

Para esta acção foi convocada uma greve e uma manifestação em frente ao W Shopping, que durou grande parte da manhã e juntou cerca de 400 professores numa das zonas mais centrais e mais movimentadas de Santarém, com o objectivo de dar mais visibilidade ao protesto.

Esta acção condicionou o funcionamento das escolas da cidade. No Agrupamento Sá da Bandeira a escola sede manteve as portas abertas mas a EB 2,3 D. João II, o Centro Escolar Salgueiro Maia e a maioria das 16 escolas do 1º ciclo e ensino pré escolar encerraram. No Agrupamento Ginestal Machado, a escola sede também se manteve aberta, embora a maioria dos professores tivesse aderido à greve. A EB 2,3 Mem Ramires e o Centro Escolar do Sacapeito mantiveram-se abertas e as escolas dos Leões e do Pereiro encerraram portas. A EB 2,3 Alexandre Herculano esteve aberta, mas, pela com um número reduzido de professores e alunos. As escolas do Mergulhão e de São Domingos encerraram.

Os professores estão em protesto desde Dezembro de 2022, altura em que foi aprovado em Conselho de Ministros uma série de mudanças no sector que não agradou aos profissionais. A classe luta contra a designada “municipalização do ensino” e por novos modelos de contratação, pela contagem do tempo integral de serviço, melhores salários e pela dignidade da sua carreira profissional.

Leia também...

Torreshopping celebra 18 anos com programação especial

O mês de Abril assinala dezoito anos de mudança para a cidade de Torres Novas. Em 2005 nascia o primeiro centro comercial da zona…

Grupos de Acção Local concertam estratégias de intervenção para um “Tejo Vivo” 

Cinco Grupos de Ação Local (GAL) com ligação ao Tejo reuniram-se hoje em Abrantes para debater as ações desenvolvidas em torno da sustentabilidade, turismo…

Mercadinho Romano regressa a Rio Maior com três dias de recriação histórica

O cortejo inaugural do Mercadinho Romano de Rio Maior deu início, esta sexta-feira, a um fim-de-semana recheado de história e animação, que promete transportar…

Exposição de Luís Vieira-Baptista no Convento de Cristo alerta para estado dos oceanos

A Sala das Cortes do Convento de Cristo, em Tomar, vai ter patente, a partir de sábado, a exposição/instalação “Telesma, os Cavaleiros do Mar”,…