Centenas de professores marcaram presença em mais uma acção de protesto pela “defesa da escola pública”, na manhã de quinta-feira, 12 de Janeiro, no Largo Cândido dos Reis, em Santarém.

Para esta acção foi convocada uma greve e uma manifestação em frente ao W Shopping, que durou grande parte da manhã e juntou cerca de 400 professores numa das zonas mais centrais e mais movimentadas de Santarém, com o objectivo de dar mais visibilidade ao protesto.

Esta acção condicionou o funcionamento das escolas da cidade. No Agrupamento Sá da Bandeira a escola sede manteve as portas abertas mas a EB 2,3 D. João II, o Centro Escolar Salgueiro Maia e a maioria das 16 escolas do 1º ciclo e ensino pré escolar encerraram. No Agrupamento Ginestal Machado, a escola sede também se manteve aberta, embora a maioria dos professores tivesse aderido à greve. A EB 2,3 Mem Ramires e o Centro Escolar do Sacapeito mantiveram-se abertas e as escolas dos Leões e do Pereiro encerraram portas. A EB 2,3 Alexandre Herculano esteve aberta, mas, pela com um número reduzido de professores e alunos. As escolas do Mergulhão e de São Domingos encerraram.

Os professores estão em protesto desde Dezembro de 2022, altura em que foi aprovado em Conselho de Ministros uma série de mudanças no sector que não agradou aos profissionais. A classe luta contra a designada “municipalização do ensino” e por novos modelos de contratação, pela contagem do tempo integral de serviço, melhores salários e pela dignidade da sua carreira profissional.

Leia também...

Tributo a Joaquim Botas Castanho no Círculo Cultural Scalabitano

Um tributo a Joaquim Adriano Botas Castanho decorreu na tarde do passado sábado no Círculo Cultural Scalabitano (CCS), integrado nas comemorações dos 70 anos…

Golegã promove Concurso Literário como forma de homenagear José Saramago

Nos 25 anos da entrega do Prémio Nobel da Literatura, a Câmara Municipal da Golegã (CMG), através do Museu Municipal da Máquina de Escrever,…

CAP lança campanha de apoio a agricultores afetados pelos incêndios

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) lançou uma campanha de apoio aos produtores de diferentes regiões, com a entrega de 480 toneladas de…

Miguel Gonçalves: o craque da Académica que bateu o recorde de Cadete

Miguel Ribeiro Gonçalves, jogador da Académica de Santarém (juvenis A e juniores B), com apenas 17 anos, alcançou o espantoso recorde de 50 golos…