Projecto da Associção r.INseRIR vence prémio Fidelidade Comunidade

A Associação r.INseRIR é um dos 17 vencedores da terceira edição do Prémio Fidelidade Comunidade, com um valor total de 47.500€, num universo de 321 candidaturas a nível nacional.

A Associação trabalha em parceria com o Departamento de Psiquiatria do Hospital de Santarém, dinamiza projectos de reabilitação psicossocial para pessoa com deficiência mental, mobilizando a arte como ferramenta terapêutica.

Este prémio permitirá a ampliação das instalações do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, onde serão criadas as condições para passar a existir uma oficina artística, com o objectivo de Inserção/Reinserção social e profissional das pessoas com doença mental. Trata-se da primeira solução ocupacional para valorização individual da pessoa com doença mental, no Ribatejo, alicerçada em oficinas artísticas, num espaço aberto, coabitado por artistas e em contacto com o público.

PUBLICIDADE

As pessoas com doença mental são um grupo vulnerável que requer medidas de apoio à inserção social e profissional, por se encontrarem expostas à exclusão social devida a dificuldades de acesso à vida activa por uma multiplicidade de factores como o desemprego de longa duração, a falta de experiência pautada por empregos esporádicos, a escassa formação profissional, a carência económica e a dependência financeira da família, entre outros.

O Projecto “OficINa” mobiliza a arte como potencial de reabilitação e capacitação dos participantes.

PUBLICIDADE

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS