Um projecto criado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira identificou 143 pessoas com mais de 55 anos a viver em situação de isolamento e disponibiliza um serviço de teleassistência para os ajudar a combater a solidão.
O projecto “Pontes” teve início em Novembro de 2020, e visa “sinalizar, georreferenciar e priorizar” as necessidades das pessoas que vivem sozinhas, explicou a vereadora com o pelouro da Habitação e Coesão Social na Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Helena de Jesus.
“A georreferenciação de idosos é uma ideia que já tinha surgido no meu programa eleitoral porque nós achávamos que era uma carência que existia no concelho”, justificou a autarca, eleita pela Coligação Mais (PSD/MPT/PPM).
Helena de Jesus explicou que este trabalho está a ser articulado com várias entidades, nomeadamente instituições de solidariedade social, forças de segurança, comércio e juntas de freguesia do concelho.
“Imaginemos que um idoso vai diariamente a uma determinada padaria, a uma determinada hora, e há um dia que não aparece. Essa padaria sabe que tem um número para onde deve ligar e os nossos técnicos imediatamente contactam com esse idoso para perceber se algo se passou”, exemplificou.
A identificação dessas necessidades permite o encaminhamento dos casos para as entidades competentes.
“O programa ‘Pontes’ não dá um apoio alimentar, nem entrega medicamentos, mas faz a tal ponte com as entidades que o fazem. Imagine que um idoso diz que não consegue sair para ir ao supermercado ou à farmácia por algum motivo. Imediatamente os nossos técnicos contactam a instituição que poderá ajudar esse idoso”, esclareceu.
Helena de Jesus referiu que, além deste processo de sinalização e encaminhamento das necessidades, o programa dispõe de uma linha telefónica de apoio (800 210 118 e 800 210 119), para a qual os idosos podem ligar para expor alguma dúvida ou apenas para desabafar.
“A pessoa liga e diz que se sente sozinha, que não tem ninguém ou que tem medo de ficar infectada. Ficamos com essa referência e as nossas técnicas diariamente ou de x em x de tempo vão ligando para essa pessoa, e vão monitorizando e acompanhando como essa pessoa está”, explicou.
Existe também um serviço de teleassistência que faz uma ligação directa à Cruz Vermelha Portuguesa, a qualquer hora de qualquer dia, através do accionamento de um botão pelo utente. Actualmente, esta valência está a acompanhar 51 pessoas em todo o concelho.
Helena de Jesus sublinhou que “todas as formas de intervenção social adquiriram ainda maior relevância no actual contexto pandémico”, e que o objetivo da autarquia é “reforçar a capacidade de resposta” e chegar um maior número de pessoas que vivem “em situação de vulnerabilidade”.
Relativamente aos idosos em risco de isolamento estão actualmente referenciados 143, têm em média 77 anos e a maioria reside na União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa (44).
A segunda união de freguesias do concelho onde residem mais idosos em situação de isolamento é Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz (28), seguindo-se Vialonga (21), Vila Franca de Xira (19), Alverca do Ribatejo e Sobralinho (19), e Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras (12).
O projecto “Pontes” representa um investimento municipal de 206 mil euros.
Para a ajudar georreferenciar idosos está disponível o telefone 969 800 055 ou o email projeto.ativamente@cm-vfxira.pt.
O executivo de Vila Franca de Xira é composto por quatro eleitos do PS (incluindo o presidente), um independente (com pelouro atribuído), quatro eleitos da CDU, um da Coligação Mais (PSD/CDS/PPM/MPT), também com pelouro atribuído, e um do BE.