O projecto “O Museu e a Escola – À Descoberta do Concelho”, promovido pelo Município de Azambuja através dos serviços educativos do Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, está de volta para mais um ano lectivo. Para o ano escolar 2022/2023 estão inscritas 10 turmas, contemplando aproximadamente 200 alunos. Esta iniciativa confirma a aposta continuada da autarquia na educação, na cultura, e no reforço da identidade local e do sentimento de pertença entre as gerações mais jovens.
Trata-se de um projecto, no qual os professores e alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico são convidados a partirem à descoberta das sete freguesias do concelho e, através da experiência em campo, conhecerem a história e o património do Concelho de Azambuja.
O programa tem a duração de dois dias, durante os quais cada turma percorre as áreas localmente conhecidas como “Alto Concelho” e “Baixo Concelho”. O primeiro dia é dedicado à zona norte, com as freguesias de Alcoentre e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa, enquanto no segundo dia são desvendadas, mais a sul, as freguesias de Aveiras de Cima, Vale do Paraíso, Aveiras de Baixo, Azambuja e Vila Nova da Rainha.
As visitas e atividades desenvolvidas têm como objetivo permitir aos alunos explorarem e conhecerem melhor o território onde habitam e onde estão integrados. Para além da história e do património, são ainda abordadas questões relacionadas com a cultura local, as tradições, os limites administrativos e a geografia das diversas localidades.
Refira-se que cada criança participante recebe um “caderno de campo”, com informação e jogos, para melhor assimilação dos conhecimentos recebidos na visita e para consolidação de toda a experiência vivida.
Estas visitas realizam-se às segundas e sextas-feiras, de acordo com as marcações articuladas entre o museu e os agrupamentos de escolas.
Para mais informações consultar https://omuseueaescola.webflow.io/ ou contactar o museu pelo 263 400 447