O apoio financeiro ao Projecto Órgãos Históricos de Santarém, no valor de 45.350,00 euros pelo Município à Santa Casa da Misericórdia de Santarém, entidade com a gestão financeira do Projecto, foi aprovado na Reunião de Câmara, esta segunda-feira, 2 de Maio.

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), lembrou que “somos a segunda cidade do Pais que tem mais órgãos históricos. Esperamos que daqui a mais um ou dois anos, tenhamos também o órgão da Igreja de Santa Iria recuperado. Este é um projecto magnifico em que todos nós gostamos de participar”.

O Festival de Órgãos Históricos de Santarém (FÓS) resulta duma parceria entre a Câmara Municipal de Santarém, a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, que conta com a participação de músicos e instituições musicais do Distrito, tais como o Conservatório de Música de Santarém, o Coro do Círculo Cultural Scalabitano e a Schola Cantorum da Catedral de Santarém.

A quarta edição do Festival de Órgão de Santarém vai ter lugar no início de Novembro de 2022, sob Direcção Artística do Maestro Rui Paulo Teixeira. tendo como palco os órgãos históricos de Santarém numa apresentação do órgão, quer como acompanhador quer como o instrumento de maior relevo no seio de uma orquestra, nunca descurando a sua autoridade como instrumento solista. Incluiu-se ainda uma verba para afinação dos instrumentos, intervenção sempre indispensável e prévia à realização dos Concertos constantes do Festival de Órgão.

Durante o FÓS, Santarém oferece dias de (re)encontros entre o Património que existe na Cidade. Um encontro que o Festival de Órgão de Santarém quer celebrar com Concertos, Missa e Mini-Recitais, em seis órgãos de tubos ibéricos, instalados na cidade de Santarém, que têm lugar na Igreja da Misericórdia, na Catedral de Santarém, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, na Igreja de S. Nicolau, na Igreja de Nossa Senhora de Marvila e na Igreja de Santa Maria da Alcáçova.

Leia também...

ISLA SANTARÉM – Mais e melhores instalações, mais oferta formativa e mais vagas no ano lectivo 2023-2024

No passado mês de março o ISLA inaugurou as novas instalações (ISLA Campus), onde toda a comunidade académica terá mais e melhores condições para…

Alcanena testa todos os trabalhadores

A Câmara Municipal de Alcanena pretende testar todos os funcionários do Município nos próximos dias, bem como os elementos que estarão presentes nas mesas…

Nova Casa Mortuária da Ribeira de Santarém pode servir toda a União de Freguesias

A Casa Mortuária da Ribeira de Santarém, situada junta à Igreja de Santa Iria, foi inaugurada esta quarta-feira, dia 12, pelas 18 horas. O…

Escolas da região preparadas para ano lectivo desafiante

O início de um novo ano lectivo é sempre um momento de expectativa e esperança para alunos, pais e educadores. No entanto, os desafios…