O Projecto BlindBus, desenvolvido pelos alunos do curso de Electrónica da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) venceu o Prémio FAQtos, um concurso nacional de Ciência destinado aos alunos do ensino Secundário, promovido pelo INOV – INESC Inovação, do Instituto Superior Técnico Instituto Superior Técnico, que este ano se debruçou sobre a temática das Radiofrequências e o seu impacto na Sociedade.

As três equipas da EPSM na final do concurso nacional de Ciência destinado aos alunos do ensino Secundário, promovido pelo INOV – INESC Inovação, do Instituto Superior Técnico Instituto Superior Técnico.

Com o Projecto “BlindBus”, os alunos Alexandre Rosa, Bernardo Gil e Ana Fonseca, com o apoio do professor José Carvalho, desenvolveram uma solução prática e de fácil manuseamento que auxilia pessoas cegas durante a utilização dos transportes públicos, recorrendo a um sistema táctil e de alerta. De acordo com os Censos 2011, em Portugal, existem cerca de 900 mil cidadãos com dificuldades de visão. Sabendo que os actuais meios de transporte existentes estão pouco adaptados aos cidadãos com incapacidade visual este Projecto social e inclusivo pretende ser mais uma ferramenta promotora da inclusão e da igualdade de oportunidades de todos os cidadãos. O prémio ganho, no valor de 1500 euros, servirá para o desenvolvimento deste e de outros projectos que a EPSM está a trabalhar no âmbito dos vários cursos profissionais que tem.

Uma das equipas da EPSM ganhou uma menção honrosa no concurso nacional

A EPSM conquistou ainda uma menção honrosa, atribuída ao projeto The Social Impact of RARET in Glória do Ribatejo – From the Past to the Future. Este trabalho, desenvolvido pelos alunos Camila Pintassilgo, Reinaldo Batista, Rita Machado, João Caneira, Vasco Godinho, apoiados pelas professoras Dina Santos e Alice Dias prendeu mostrar o impacto socioeconómico da RARET, “Sociedade Anónima de Rádio Retransmissão”, com as transmissões da “Rádio Europa Livre”, durante a denominada Guerra Fria, bem como a sua permanência na charneca Ribatejana, entre 1951 e 1996.

A sessão final do Prémio FAQtos decorreu no sábado passado, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, com a apresentação final perante o júri dos 10 projectos finalistas, dos quais três eram da Escola Profissional de Salvaterra de Magos.

A concurso estiveram inicialmente 44 equipas, provenientes de todo o país. De destacar que este é o segundo prémio nacional de ciência que os alunos de Electrónica da EPSM ganham em menos de um mês. Há poucas semanas, a EPSM venceu também a 1ª edição do Prémio Atlântico Júnior, concurso promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e tecnológica e pela FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, com o Projecto EPSWater, um protótipo de catamaran, movido a energia solar, que tem como principal objectivo monitorizar a qualidade da água dos rios.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.

Homem morre esmagado em acidente de trabalho em Alpiarça

Um homem morreu num acidente de trabalho, esmagado por uma máquina de…