Uma caderneta escolar digital, um dos vencedores do Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP) 2017, vai ser implementada em todo o continente através de uma aplicação, disse à agência Lusa fonte do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

O projecto “App Caderneta do Aluno”, proposto por Ana Bento, de Abrantes, “é uma funcionalidade de tal modo pertinente” que o IPDJ decidiu implementá-la em “todo o território nacional através da plataforma E360, [instrumento de gestão informático que agrega informação de todos os estabelecimentos de ensino], à excepção das ilhas, que têm autonomia educativa”, disse Carlos Pereira, membro do Conselho Directivo do IPDJ.

Este projecto “permitirá agilizar a comunicação entre encarregados de educação e professores, com recurso a uma aplicação para smartphone”, referiu o responsável.

A caderneta digital vai incluir, “além de toda a informação que a actual caderneta em suporte físico disponibiliza, dados sobre horários escolares, recados sobre notas dos alunos, avisos sobre o dia dos testes, relatórios de assiduidade, calendários sobre actividades curriculares, e todos os avisos e ocorrências que sejam pertinentes”, especificou.

A aplicação, segundo Carlos Pereira, está em “fase adiantada de especificações técnicas”, sendo “expectável que o procedimento aquisitivo possa ser lançado ainda este ano” e que a caderneta escolar interactiva esteja a funcionar no final de presente ano lectivo ou no início do próximo”.

A mentora do projecto, Ana Teresa Bento, de Alferrarede, Abrantes, garantiu um financiamento de 50 mil euros para pôr em prática a “APP Caderneta do Aluno”.

Em declarações à Lusa Ana Bento, de 22 anos, disse que, através desta aplicação, “qualquer pai pode aceder fácil e gratuitamente ao comportamento, assiduidade e empenho do seu filho”, através do seu ‘smartphone’.

“Como também sou professora, pensei que, ao invés da tradicional caderneta em papel, onde enviamos recados ou informações que muitas vezes se perdem porque os pais muitas vezes não veem, este projecto de aplicação permite enviar a informação individual ou um recado colectivo para os telemóveis de pais e alunos”, destacou.

Este foi um dos sete projectos vencedores do OPJP 2017, mas o último a ser concretizado, pela sua “especificidades e complexidades técnicas”.

A 2.ª edição do OPJP está em curso e conta este ano com 500 mil euros para projetos nas áreas de Desporto Inclusivo, Diálogo Intergeracional, Inovação Cultural e Sustentabilidade Ambiental, estando a fase de votação dos projetos a decorrer até ao dia 16 de Dezembro.

Os projetos podem ser consultados em www.opjovem.gov.pt.

Leia também...

Lares começam vacinação em Janeiro, mas só aqueles sem surtos activos

A ministra da Saúde disse que está previsto começar a vacinação covid-19…

Rio Maior ‘acelera’ preparação para acolher Casa Pia-Sporting na segunda jornada

A visita do Sporting ao Casa Pia na segunda jornada da I…

Terra tremeu em Portugal com sismo de 5.3 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado na…

PSP cumpre mandados de busca pelo crime de violência domestica no Entroncamento

O Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública, através da…