Os projectos Mobilidade para Todos na Calçadinha e Requalificação Paisagística da Calçadinha foram apresentados à população de Coruche no passado dia 14 de Julho, no Auditório do novo Núcleo Rural de Coruche – Centro de Artes, Ofícios e Saberes Tradicionais.

O primeiro foca-se sobre a mobilidade urbana, estabelecendo uma ligação universal entre a cota baixa e a cota alta da vila, melhorando também as condições de travessia da escadaria da Calçadinha através da sua reabilitação. Desenvolve-se através da definição de dois percursos: a reabilitação da escadaria da Calçadinha garantindo um atravessamento confortável por um trajecto mais directo e a implantação de um elevador que ficará com vista panorâmica sobre a zona ribeirinha de Coruche envolvido por uma escada de emergência, que se desenvolve a toda a altura do elevador.

O elevador, converge para um passadiço metálico com 25 metros de vão livre, que liga a um miradouro sobre a várzea e a um percurso ao longo da cota alta de Encosta da Igreja. O percurso cruza por cima a escadaria da Calçadinha, através de um segundo passadiço e termina no largo junto à Estrada da Lamarosa. A reabilitação da escadaria da Calçadinha englobará a repavimentação, a redefinição dos lanços de escadas, a reconstrução dos muros existentes e conservação de elementos excepcionais como as minas de água.

O segundo projecto incide sobre a requalificação paisagística da Encosta da Igreja e da Encosta da Quinta do Lago, áreas adjacentes à Calçadinha. Foi concebido tendo em conta o potencial desta área como Parque Urbano e área de estadia. Nas cotas mais baixas, os percursos informais existentes serão recuperados, permitindo a melhoria dos acesso pedonais às plataformas de nível e tanque de água, que serão igualmente objecto de intervenção. Será realizada a manutenção e limpeza de áreas arbustivas existentes, sendo retiradas as espécies invasoras. Relativamente à Encosta da Quinta do Lago serão recuperados os percursos existentes, através da consolidação do pavimento, que permitirá ampliar a rede geral de percursos existentes. A intervenção contemplará a recuperação do terreiro contíguo ao tanque e mina de água da Quinta do Lago, através da sua repavimentação, reordenamento do mobiliário urbano e instalação prévia de infra-estruturas, que permitirá futuramente a implementação de um Equipamento Urbano. O projecto abrangerá também uma intervenção sobre a Travessa 25 de Abril, através do reordenamento dos lugares de estacionamento, que tornará possível criação de um novo passeio público e de uma ilha ecológica de apoio aos edifícios circundantes.

A apresentação pública esteve a cargo da Arquiteta Cristina Veríssimo da CVDB Arquitetos Associados, empresa responsável pelo projecto e pelo Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Silvestre Oliveira.

Os dois projectos integram o PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coruche e serão apresentados às seguintes tipologias do Alentejo 2020: PI 4.5 – Mobilidade Urbana Sustentável, para um investimento previsto de 585 mil euros, e PI 6.5 – Regeneração Urbana com um montante previsto de 300 mil euros.

Leia também...

Acidente na EN 118 provoca dois feridos, um deles grave, em Alpiarça

Uma colisão entre uma viatura ligeira de passageiros e uma viatura ligeira…

Ourém recebe oficina de Danças Medievais

O Município de Ourém vai receber no próximo dia 3 de Setembro,…

Covid-19: Governo acredita que o “pico” já terá passado e decide manter as medidas em vigor

A ministra da Presidência afirmou hoje que os dados sobre a evolução…

CIMLT lamenta ausência do Projecto Tejo do Plano Nacional de Investimentos

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo lamenta a ausência do Projecto…