Projectos para a Calçadinha em Coruche apresentados no dia 14 de Julho

Os projectos Mobilidade para Todos na Calçadinha e Requalificação Paisagística da Calçadinha foram apresentados à população de Coruche no passado dia 14 de Julho, no Auditório do novo Núcleo Rural de Coruche – Centro de Artes, Ofícios e Saberes Tradicionais.

O primeiro foca-se sobre a mobilidade urbana, estabelecendo uma ligação universal entre a cota baixa e a cota alta da vila, melhorando também as condições de travessia da escadaria da Calçadinha através da sua reabilitação. Desenvolve-se através da definição de dois percursos: a reabilitação da escadaria da Calçadinha garantindo um atravessamento confortável por um trajecto mais directo e a implantação de um elevador que ficará com vista panorâmica sobre a zona ribeirinha de Coruche envolvido por uma escada de emergência, que se desenvolve a toda a altura do elevador.

O elevador, converge para um passadiço metálico com 25 metros de vão livre, que liga a um miradouro sobre a várzea e a um percurso ao longo da cota alta de Encosta da Igreja. O percurso cruza por cima a escadaria da Calçadinha, através de um segundo passadiço e termina no largo junto à Estrada da Lamarosa. A reabilitação da escadaria da Calçadinha englobará a repavimentação, a redefinição dos lanços de escadas, a reconstrução dos muros existentes e conservação de elementos excepcionais como as minas de água.

O segundo projecto incide sobre a requalificação paisagística da Encosta da Igreja e da Encosta da Quinta do Lago, áreas adjacentes à Calçadinha. Foi concebido tendo em conta o potencial desta área como Parque Urbano e área de estadia. Nas cotas mais baixas, os percursos informais existentes serão recuperados, permitindo a melhoria dos acesso pedonais às plataformas de nível e tanque de água, que serão igualmente objecto de intervenção. Será realizada a manutenção e limpeza de áreas arbustivas existentes, sendo retiradas as espécies invasoras. Relativamente à Encosta da Quinta do Lago serão recuperados os percursos existentes, através da consolidação do pavimento, que permitirá ampliar a rede geral de percursos existentes. A intervenção contemplará a recuperação do terreiro contíguo ao tanque e mina de água da Quinta do Lago, através da sua repavimentação, reordenamento do mobiliário urbano e instalação prévia de infra-estruturas, que permitirá futuramente a implementação de um Equipamento Urbano. O projecto abrangerá também uma intervenção sobre a Travessa 25 de Abril, através do reordenamento dos lugares de estacionamento, que tornará possível criação de um novo passeio público e de uma ilha ecológica de apoio aos edifícios circundantes.

A apresentação pública esteve a cargo da Arquiteta Cristina Veríssimo da CVDB Arquitetos Associados, empresa responsável pelo projecto e pelo Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Francisco Silvestre Oliveira.

Os dois projectos integram o PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coruche e serão apresentados às seguintes tipologias do Alentejo 2020: PI 4.5 – Mobilidade Urbana Sustentável, para um investimento previsto de 585 mil euros, e PI 6.5 – Regeneração Urbana com um montante previsto de 300 mil euros.

info, , , ,

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS