O Município da Chamusca e a Santa Casa da Misericórdia da Chamusca inauguram e apresentam oficialmente o projecto social de intervenção comunitária CLDS 4G, no próximo dia 5 de Agosto, às 15h00, no espaço que vai funcionar como sede da iniciativa, situado na Rua Vimioso, Bloco 11.

Na cerimónia de inauguração do CLDS 4G, que está limitada a alguns convidados devido à situação da pandemia, vão ser apresentados os principais eixos de acção do projecto.

Denominado “Chamusca Abraça CLDS 4G” (Contratos Locais de Desenvolvimento Social, 4ª Geração), é um projecto financiado pelo Fundo Social Europeu, tem como Entidade Promotora e Entidade Local Executora da Ação (ELEA) o Município da Chamusca, sendo a Santa Casa da Misericórdia da Chamusca a Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP). Tem como objectivo estratégico promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social.

O projecto irá desenvolver as suas acções em dois eixos, nomeadamente: Eixo 2 – Intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil; Eixo 3 – Promoção do envelhecimento activo e apoio à população idosa.

No domínio do eixo 2, o projecto propõe fazer a inclusão e integração de famílias multiassistidas, criando iniciativas de inclusão social e de promoção de competências pessoais, parentais e sociais.

No eixo 3, o objectivo principal é desenvolvimento de medidas de envelhecimento activo e que melhorem a qualidade de vida da população idosa e das pessoas com dependência do concelho da Chamusca, assegurando os seus direitos básicos, sociais e de cidadania.

Na actuação junto da população sénior, estas são as cinco acções previstas pelo projecto: “Seniores Ativos” (promoção da melhoria da qualidade de vida e de hábitos de envelhecimento saudável e activo); “Sabedor’Idade” (dinamização das Universidades/Academias Séniores;) “Dar Vida aos Anos” (actividades de inclusão social e envelhecimento activo); “+Laços – Sós” (promoção do voluntariado de proximidade, envolvimento e sensibilização da comunidade para a temática do envelhecimento); “Cada um Conta” (preservação e recuperação do património cultural imaterial do concelho, sobretudo das memórias da oralidade, estimulando deste modo as capacidades cognitivas dos seniores).

A equipa técnica do projecto está já a trabalhar no terreno há algum tempo, tendo desenvolvido reuniões com IPSS’s, juntas e uniões de freguesia, com profissionais da área da saúde, directamente com a população idosa em visitas domiciliárias e também organizou uma actividade aberta ao público, que decorreu no passado dia 27 de Julho, o Yoga para Avós e Netos, uma proposta intergeracional que juntou seniores e os seus netos no Parque Municipal da Chamusca.

Leia também...

Um ferido grave em despiste de motociclo em Tomar

Um homem, de 60 anos, ficou ferido com gravidade na sequência do despiste do motociclo que conduzia, a 18 de Julho, na Estrada Nacional…

Núcleo da Liga dos Combatentes celebrou aniversário em Rio Maior

O Núcleo de Rio Maior da Liga dos Combatentes celebrou, na manhã de ontem, mais um aniversário, com a tradicional Homenagem aos Combatentes no…

Caminhada pela Saúde Mental para que não se esqueça de quem se esquece

Promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Pernes.

Cartaxo aprova investimento de 1,2 milhões de euros para construção da Loja do Cidadão

A Câmara do Cartaxo anunciou a aprovação, pela Agência de Modernização Administrativa (AMA), do investimento de 1.175.500 euros para a construção da Loja do…