A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o risco de incêndio rural associado à ocorrência de aguaceiros e trovoada seca prevista com maior probabilidade nas regiões do interior Norte e Centro e Alto Alentejo.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a ANEPC frisa que as previsões meteorológicas até domingo podem fazer “aumentar as condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais em especial nas regiões do Sul e do interior Centro e Norte”.

“Prevê-se para domingo um agravamento da instabilidade atmosférica, apresentando condições de instabilidade em todo o Portugal Continental, com excepção do Algarve, com maior probabilidade nas regiões do interior Norte e Centro e Alto Alentejo, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada seca”, refere a nota baseada em informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Tendo em conta estas previsões, a ANEPC recorda medidas preventivas como a proibição de fazer queimadas sem autorização, bem como a proibição de utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito.

“[É proibido] fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais e lançar balões de mecha acesa”, sublinha a proteção civil, recordando que foguetes e uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

A ANEPC alerta que é obrigatório o uso de “dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e um ou dois extintores de seis quilos, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas”.

Leia também...

Fogo em Rio Maior encontra-se em resolução mas mantém 250 operacionais no local

 O incêndio florestal em Arrouquelas, no concelho de Rio Maior, encontra-se em resolução, desde as 17h30, três horas após ter deflagrado, mobilizando ainda mais…

GNR na peregrinação de Outubro em Fátima para garantir normas sanitárias

A GNR vai realizar, durante a peregrinação de 12 e 13 de Outubro, uma operação policial em Fátima para garantir a segurança, controlo do…

“Somos os atletas olímpicos da voz”

Gerson Coelho é um tenor, natural de Santarém, que cresceu com uma paixão crescente pela música. Iniciou as aulas de piano aos seis anos…

Misericórdia de Pernes apresenta projecto urbanístico que pretende revolucionar a vila

A Santa Casa da Misericórdia de Pernes assinalou, a 23 de Maio, os seus 435 anos de serviço à comunidade afirmando-se, cada vez mais,…